Logo CNA

Sergipe

Sergipe é premiado no Concurso de Vídeos Educativos do Senar
Video produzido por tecnico do Senar Sergipe e um dos ganhadores do concurso nacional

Vídeo foi produzido pelo técnico de campo Gustavo Alves

16 de novembro 2023

Por: Ascom Sistema Faese/Senar

Fonte: Ascom Sistema Faese/Senar

O vídeo “3 passos para diminuir os custos na carcinicultura”, produzido pelo Técnico de Campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Sergipe, Gustavo Alves, foi um dos ganhadores do 4º Concurso de Vídeos Educativos, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O resultado ocorreu na manhã desta quinta-feira, 16, por meio de transmissão ao vivo pelo Youtube do Sistema CNA/Senar.

No vídeo o técnico conta de maneira didática como foi possível elevar a renda e mudar a realidade do carcinicultor Italo André, morador do município de Barra dos Coqueiros, por meio de algumas técnicas de manejo de solo e de água e controle de ração.

Antes da ATeG o produtor tirava em média 400 kg por hectare/ciclo de 80 dias e o consumo de ração era alto, o fator de conversão alimentar (FCA) era de 1,5. Após as orientações do técnico de campo, a produtividade em seu viveiro aumentou e com ciclos de 30 dias, o produtor passou a tirar 500 kg de camarão, o consumo de ração caiu pela metade e a sua margem líquida passou de 35% para 55%.

“Com esses três passos e uma biometria semanal para acompanhar esse desenvolvimento e ver se está dando certo, Seu Italo conseguiu, então, ter a sua renda mensal. Diminuiu o tempo de cultivo, diminuiu o gasto com ração e aumentou a sua capacidade produtiva, chegando a 100% de sobrevivência”, afirma Gustavo.

Há sete anos, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Sergipe transforma vidas, eleva renda e proporciona qualidade de vida para homens e mulheres do campo, por meio do ensino de técnicas e gerenciamento de propriedades rurais.

O produtor que tiver interesse em participar do programa, pode procurar a Sala do Produtor Rural mais próxima para fazer a sua inscrição ou acessar os links, de acordo com a cadeia produtiva da propriedade e pré-requisitos descritos, até 1º de dezembro:

Avicultura: 500 aves

Agroindústria: Regularização da Agroindústria

Apicultura: 5 colmeias povoadas

Aquicultura: Produção mínima de 500kg/ciclo

Bovinocultura de leite: Produção mínima de 70L/dia

Bovinocultura de corte: 20 Animais adultos

Suinocultura: mínimo 6 matrizes ou (para ciclo completo e unidade produtora de leitão) e/ou acima de 20 suínos terminados/mês (para unidade produtora de terminados).

Matérias Relacionadas