Logo CNA

Santa Catarina

Saúde do Homem e da Mulher Rural são destaques em Rancho Queimado
CNA IMAGEM PRINCIPAL1

Iniciativa do Senar/SC contou com a parceria do sindicato rural, prefeitura e Sociedade Brasileira de Urologia

9 de novembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural foram promovidos, recentemente, em único evento em Rancho Queimado, no Sul catarinense. A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), contou com a parceria do Sindicato Rural de Rancho Queimado, da Prefeitura (por meio da Secretaria de Saúde) e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).

A supervisora do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, frisa que o atendimento às mulheres oportunizou a realização de 150 exames Papanicolau (coletados anteriormente). Para os homens, a ação contemplou os exames de PSA e Colinesterase, além de 40 consultas médicas com urologistas. “Atingimos o objetivo de trabalhar a prevenção e o cuidado à saúde do público rural”, festejou.

A secretária municipal de saúde, Meclet Maria Kayser, frisa a satisfação pela parceria em um evento totalmente voltado à saúde e à prevenção. Falou sobre a importância do cuidado à saúde do homem e da mulher e fez um apelo especial ao público masculino em função da resistência que muitos têm em procurar atendimento. “Muitas vezes, o homem já está com câncer e não apresenta sinal. Então, como descobrir? Fazendo exame! É fundamental que, ao chegar perto dos 40 anos, o homem procure um urologista, pois é de suma importância para prevenir”.

Togo Cunha foi um dos participantes e comentou sobre a experiência vivenciada há mais de 20 anos, quando teve câncer de próstata. “Fiz um exame para prevenção. O urologista informou que, de fato, havia algo e sugeriu que fizesse a biópsia. A biópsia constatou e o médico sugeriu a prostatectomia. Depois de analisar outras opções escolhi por esse procedimento e não me arrependo. Logo após a cirurgia tive alta. Usei sonda por um tempo e quando tirei passei a ter incontinência. Mas, existem exercícios para tratar e, com isso, a gente passa a ter uma vida normal”, destacou ao incentivar os homens a fazerem os exames para prevenção.

O evento também contou com a presença do presidente do Sindicato Rural William Bunn Inácio, da prefeita Cleci Aparecida Veronezi, do vice-prefeito Ino Guilherme Westphal, da instrutora do Senar/SC Maricélia Palavro, dos médicos urologistas Vicente Cadagnone Neto e Domingos Savio Bertoldi, demais equipes responsáveis pelo evento, parceiros e outras lideranças.

O objetivo do evento foi conscientizar os homens e as mulheres rurais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de enfermidades, como o câncer de próstata, câncer de pênis, câncer de colo de útero, de mama, doenças sexualmente transmissíveis e sobre a importância do cuidado à saúde como um todo. A iniciativa também buscou promover hábitos de vida saudáveis, com dicas sobre alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e controle do estresse.

SAÚDE NO MEIO RURAL

Os Programas Saúde do Homem Rural e da Mulher Rural são iniciativas nacionais realizadas pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens e 1.464 mulheres.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, destacou que os programas têm alcançado resultados positivos em Santa Catarina e em todo o Brasil. “O cuidado à saúde do público do campo está entre as prioridades do Sistema Faesc/Senar-SC e é gratificante perceber que os resultados têm evoluído a cada ano. Os relatos do público atendido comprovam a importância de investir em saúde e qualidade de vida da população do campo”.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, as populações rurais, muitas vezes, têm acesso limitado aos serviços de saúde, o que pode aumentar a incidência de doenças e óbitos que poderiam ser evitados. “Nossos programas contribuem para facilitar o acesso a esses serviços, oferecendo consultas, exames e orientações gratuitas”.

PROGRAMAÇÃO SAÚDE DO HOMEM RURAL EM SC

14/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Salão da igreja de Rio Pequeno em Grão-Pará

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Parceria: Sindicato Rural de Braço do Norte

DIA 17/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: CAESC, em Pouso Redondo

Horário: 6h30 horas

Supervisor regional do Senar/SC: Ricardo Costa

Parceria: Sindicato Rural de Pouso Redondo

22/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Água Doce (espaço e horário a confirmar)

Supervisor regional do Senar/SC: Jeam Carlo Palavro

Parceria: Sindicato Rural de Água Doce

22/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Centro Comunitário, sede em Major Vieira

Horário: 7h30 as 13h

Supervisora regional do Senar/SC: Carine Weiss

Parceria: Sindicato Rural de Major Vieira

23/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Parque de Exposições de Alfredo Wagner

Horário: 8 horas

Supervisora regional do Senar/SC: Stephanye Fanton

Sindicato Rural de Alfredo Wagner

23/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Salão da Paróquia São João Batista, em Imaruí

Horário: Das 7h às 14 horas

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Parceria: Sindicato Rural de Imaruí

24/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Santa Rosa de Lima (Espaço e horário a confirmar)

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Sindicato Rural de Rio Fortuna

24/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Vargem Bonita (Espaço e horário a confirmar)

Supervisor regional do Senar/SC: Jeam Carlo Palavro

Sindicato Rural de Catanduvas

30/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Arroio do Silva (Espaço e horário a confirmar)

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Sindicato Rural de Araranguá

Matérias Relacionadas