Logo CNA

Tocantins

Resultados finais do Programa ABC Cerrado serão apresentados em Brasília
Whats App Image 2019 10 21 at 11 55 01

SENAR Tocantins presente no evento dos resultados finais do Programa ABC Cerrado em Brasília

7 de novembro 2019

Por: ASCOM FAET/SENAR TOCANTINS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Ministério da Agricultura, a Embrapa e o Banco Mundial vão apresentar, no dia 6 de novembro, em Brasília os resultados finais do Projeto ABC Cerrado em um evento com a presença de autoridades e produtores rurais, o Tocantins estará sendo representado pelos produtores José Henrique Pereira da Silva e Marcos Paulo Alvise.

O ABC Cerrado foi criado para difundir e incentivar a adoção de práticas sustentáveis nas propriedades rurais visando à redução das emissões de gases de efeito estufa nas atividades agropecuárias. A iniciativa também sensibilizou produtores rurais a investirem nas boas práticas para terem retorno econômico com conservação do meio ambiente. O produtor que participa do projeto tem benefícios sociais, ambientais e econômicos, que vão desde o aumento da fertilidade do solo até o aumento da produtividade.

O projeto atende sete Estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais) do Bioma Cerrado e o Distrito Federal com a promoção de quatro processos tecnológicos de baixa emissão de carbono: Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas. Desde o início do projeto em 2016 até hoje, são mais de 192,5 mil hectares de vegetação nativa preservadas por produtores rurais nos sete Estados atendidos.

Ganho na Produtividade

O produtor de Bovinocultura de Corte, do município de Porto Nacional, José Henrique Pereira da Silva que teve a Assistência Técnica em sua propriedade comentou que a chegada do SENAR foi uma verdadeira transformação da propriedade. “Hoje eu sei como administrar de fato minha propriedade, com relação a pastagem aprendi como fazer o manejo correto e também sei como calcular meus gastos e os lucros graças ao SENAR. ”

O Beneficiário do projeto, Eurípedes Silveira, que recebeu Assistência Técnica em sua propriedade no município de Arapoema, no norte do Tocantins relatou seus resultados: “Para mim foi um grande sonho receber a Assistência Técnica, na época eu tinha 20 vacas e tirava na faixa de 40 à 50 litros de leite, hoje eu tiro aproximadamente 250 litros de leite do mesmo gado, e com a ajuda do técnico, tivemos acesso ao conhecimento e difusão das tecnologias. Produzimos mais com melhor qualidade e estamos incentivados a melhorar cada dia mais. ”

O Técnico de Campo Léo Batista comentou: “O aumento na qualidade e quantidade de leite na propriedade e consequentemente na rentabilidade do produtor tem aumentado de forma muito positiva. Quando começamos a atender era uma propriedade que tinha pouca divisão de pasto, orientamos a divisão e a recuperação das pastagens e hoje temos o sucesso a ser comemorado. ”

O projeto forneceu capacitações em quatro tecnologias: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas e Florestas Plantadas, com duração de 56 horas para cada uma. O produtor, que recebeu assistência técnica, contou com visitas mensais do SENAR durante 18 meses e recebeu orientações para melhorar os índices produtivos, econômicos e ambientais em sua propriedade por meio do uso de tecnologias de baixa emissão de carbono.