Dia do Cerrado: projetos do Senar contribuem para a sustentabilidade do bioma
Iniciativas envolvem capacitações de produtores e atendimento técnico para a recuperação de áreas
Brasília (11/09/2024) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferece aos produtores e trabalhadores rurais do Cerrado uma série de iniciativas com foco na sustentabilidade desse importante bioma brasileiro. E no Dia do Cerrado, celebrado em 11 de setembro, o Senar reforça a importância de suas ações voltadas para a produção sustentável.
Um dos projetos é o ABC Cerrado. A iniciativa teve o alcance de mais de 93 mil hectares com a adoção direta de tecnologias de baixa emissão de carbono no bioma Cerrado. Esse é o resultado de uma ação conjunta entre Senar, Mapa, Embrapa e Banco Mundial.
A ação foi financiada com recursos de doação de US$ 10,6 milhões do Forest Investment Program (FIP), um programa especial do Climate Investment Funds (CIF) que promove a manutenção e conservação de florestas.
O projeto ABC Cerrado beneficiou 7.800 produtores rurais de 164 municípios da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Tocantins e o Distrito Federal com capacitação em quatro tecnologias de baixa emissão de carbono: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas e Florestas Plantadas. Desses, 1.957 receberam também Assistência Técnica e Gerencial do Senar.
Ao todo, foram mais de 18 mil beneficiados pelo projeto. Em relação ao perfil das propriedades atendidas, 86% tinha até 500 hectares, as atividades principais se caracterizavam por bovinocultura de corte (50%), bovinocultura leiteira (31%) e agricultura (14%).
Produtores rurais relatam como a participação no projeto contribuiu para a eficiência produtiva e sustentabilidade econômica, ambiental e social da atividade rural. Confira alguns depoimentos: https://www.cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/abc-cerrado .
Outra iniciativa é o FIP Paisagens Rurais, que já contribuiu para a recuperação de 100 mil hectares de áreas de pastagens com a particicipação de 6.459 mil produtores de bovinocultura de corte e de leite de 66 municípios da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.
O projeto, que está em execução, leva Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e colabora com a melhoria produtiva e econômica do produtor, proporcionando mais renda e oportunidade de adequação das propriedades às exigências do Código Florestal
O FIP Paisagens é uma iniciativa promovida pelo Banco Mundial, Senar, Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Ministérios da Agricultura (Mapa) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Embrapa e Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ).
As boas práticas agropecuárias no Cerrado também são temas de cursos a distância, oferecidos gratuitamente, com carga horária que variam de 20 a 30 horas. As inscrições estão abertas mediante disponibilidade de vagas pelo link: https://bit.ly/senar-cursos ou aplicativo Senar Play, disponível para Android e IOS.
No total, são 10 cursos: ‘Produção de sementes e mudas de espécies florestais nativas do bioma cerrado’; ‘Inserção da árvore na propriedade rural do bioma cerrado’; ‘Elementos de paisagem e processos ecológicos do bioma cerrado’; ‘Recuperação de pastagens degradadas’; ‘Sistema de plantio direto’; Sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF); ‘Florestas plantadas’; ‘Fixação biológica de nitrogênio’; ‘Tratamento de dejetos animais’; e ‘Mudanças climáticas e agricultura’.
Além disso, os interessados pelo tema têm acesso a um vídeo para aprofundar os conhecimentos sobre polinização de fruteiras nativas do cerrado. Assista: https://ead.senar.org.br/senar-play/videos/polinizacao-de-fruteiras-nativas-do-cerrado
Os participantes recebem o certificado de participação após visualizar e estudar o conteúdo do curso, realizar as atividades de aprendizagem e responder a pesquisa de satisfação.
Foto: Adriano Brito