Mato Grosso
Aliança Agroeconômica traz dados estratégicos das principais culturas produzidas no Centro-Oeste

Relatório referente ao 3º trimestre de 2022 traz como destaque a semeadura da soja na safra 2022/2023 nos estados do Centro-Oeste
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
O relatório “Aliança Agroeconômica” referente ao 3º trimestre de 2022 traz como destaque a semeadura da soja - safra 2022/2023 nos estados do Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás). Com o fim do vazio sanitário, foi dado início à semeadura na região.
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a área da soja para Mato Grosso será de 11,8 milhões de hectares. Em Goiás, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a estimativa é de 4,6 milhões de hectares. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) estima 3,8 milhões de hectares para Mato Grosso do Sul.
No total espera-se que o Centro-Oeste semeie 20,3 milhões de hectares, o que representa 47,4% da área total de soja prevista no país.
Comparando as safras 2022/2023 e 2021/2022, Mato Grosso registrou aumento de 3,0%, enquanto Goiás de 4,7% e Mato Grosso do Sul de 2,5%. De acordo com o relatório é esperado que a área de soja na região Centro-oeste tenha um aumento de 640,9 mil hectares. Se esse aumento se concretizar, é esperada produção de 71,82 milhões de toneladas, 6,8% maior que a safra 2021/2022.
Exportações de carne bovina in natura – De janeiro a setembro de 2022, o Brasil registrou recorde nos embarques de carne bovina in natura para o mercado internacional e comercializou no período 1,50 milhão de toneladas, sendo o Centro-Oeste responsável por 45,3% desse volume, com 680,10 mil toneladas de carnes embarcadas.
Mato Grosso registrou o melhor desempenho, com alta de 24,2% no volume total comparado ao mesmo período de 2021. Mato Grosso do Sul registrou recorde para o estado e superou em 17,1% o total embarcado entre janeiro e setembro de 2021. Já o estado de Goiás teve queda de 6% nas exportações no mesmo comparativo.
Açúcar e etanol – Dados da Conab apontam crescimento de 2,2% da produção de cana-de-açúcar no Centro-Oeste.
Já para a produção de açúcar espera-se um recuo 2,8%, justificado pela queda de 15,5% na produção de Mato Grosso do Sul, o segundo maior produtor da região. Já em Goiás e Mato Grosso estima-se uma produção maior na temporada, de 2,6 milhões de toneladas e 486,2 mil toneladas.
Para a safra 2022/2023 é esperado para o etanol anidro crescimento de 10,3% e produção 2,39 bilhões de litros no Centro-Oeste. Goiás, o maior produtor da região, registra alta estimada em 29,8% em relação à safra 21/22. Já para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a expectativa é de queda de 7,2% e 5,7%, respectivamente, com produção somada de 1,10 bilhão de litros.
O relatório traz ainda estatísticas microrregionais do Centro-Oeste do preço médio da soja, preço médio do milho, assim como custo de produção da soja e do milho. Apresenta ainda dados produtivos de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, e bovinocultura de corte e estatísticas de exportação desses produtos.
Aliança Agroeconômica – Formada em 2018, a partir de uma cooperação técnica entre a CNA, Famasul, Imea e Ifag. A Aliança Agroeconômica do Centro-Oeste tem como objetivo integrar ações de pesquisas e estudos no Sistema CNA/Senar do setor agropecuário.
Para acessar o relatório clique aqui: https://imea.com.br/imea-site/arquivo-externo?categoria=relatorio-de-mercado&arquivo=alg-conjunturaeconomia&numeropublicacao=8
Matérias Relacionadas

Aliança Agroeconômica do Centro-Oeste realiza primeira reunião de 2023
Encontro foi realizado na CNA nesta terça (28)

Aliança Agroeconômica do Centro-Oeste divulga relatório do 4º trimestre de 2022
Publicação traz balanço do período e perspectivas da safra de grãos e pluma

Aliança Agroeconômica do Centro-Oeste divulga o 4º relatório trimestral de 2022
De acordo com a publicação, Mato Grosso já colheu 13,61% da área de soja estimada para a safra 2022/2023, até o dia 27 de janeiro

Aliança Agroeconômica do Centro-Oeste apresenta dados do 3º trimestre
Relatório traz como destaque a semeadura da soja na safra 2022/2023

Aliança Agroeconômica divulga análises e estáticas do mercado agrícola e pecuário
O documento com divulgação trimestral é resultado da cooperação técnica entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Imea, Instituto para Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Aliança Agroeconômica do Centro-Oeste apresenta dados do 2º trimestre
Grupo é formado por representantes da CNA, Famasul, Imea e IFAG

Aliança Agroeconômica apresenta dados trimestrais do Centro-Oeste
Primeiro relatório do ano foi validado por representantes do grupo durante reunião em Cuiabá (MT)

Aliança Agroeconômica divulga relatório do 4º trimestre de 2021
Aliança Agroeconômica divulga relatório do 4º trimestre de 2021

Vacinadores se capacitam para proteger rebanho contra a brucelose
Para 2023 estão previstas cerca de 40 capacitações na área pelo Senar-MT

Sistema Famato recebe visita do ministro do TST Guilherme Caputo
Encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário

Senar-MT e Sindicatos Rurais programam ações educacionais para junho
Agenda completa pode ser conferida no site do Sistema Famato

Artigo - Pela aprovação do Marco Temporal no Senado Federal
Esperamos e acreditamos que o Senado Federal vai ouvir o clamor popular e acompanhar o voto da Câmara Federal pela aprovação do PL 490/2007, mantendo assim a segurança jurídica e o direito de propriedade privada para todos os brasileiros