Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas começa a valer a partir de 30 de setembro

Sistema possibilitará ao produtor rural ter a documentação de veículos e maquinários usados na produção
Brasília (19/08/2022) - A partir de 30 de setembro, o produtor rural poderá formalizar a documentação de máquinas e equipamentos no Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro), regulamentado neste ano pelo Decreto n.º 11.014/2022 do Governo Federal.
O registro poderá ser feito por meio do ID Agro Máquinas, plataforma desenvolvida pelo Instituto CNA em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A regulamentação do Renagro atende à Lei n.º 13.154/2015.
De acordo com a norma, a obrigatoriedade do registro de máquinas agrícolas que transitam em via pública do Departamento de Trânsito (Detran) passa para o Mapa. Também ficam garantidas a gratuidade do registro e a isenção de emplacamento e licenciamento anual.
“Foi uma vitória para o setor a Lei n.º 13.154/2015, que passou o registro para o Mapa e dispensou o licenciamento e o emplacamento. Agora, com o ID Agro Máquinas, finalmente o produtor poderá ter o documento da sua máquina, o que vai melhorar a rastreabilidade, importante para coibir a compra e venda de máquinas furtadas”, aponta o coordenador administrativo do Instituto CNA, Carlos Ribeiro.
O registro na plataforma é obrigatório apenas para máquinas que transitarem em via pública. Contudo, o ID Agro Máquinas trará diversas vantagens para o produtor rural, como o documento oficial de registro de máquina, integração com os sistemas de polícia e garantia de procedência e origem do equipamento.
A partir de setembro, será possível registrar tratores e colheitadeiras, mas há previsão de novos maquinários e implementos como pulverizadores, plantadeiras, roçadeiras, grades e outros.
Para registrar sua máquina agrícola, o produtor precisa ter a nota fiscal ou documento de compra e venda registrado em cartório. O registro é feito diretamente nas concessionárias de máquinas agrícolas de forma gratuita e simplificada.
“Sabemos que a maior parte dos proprietários não possui esse tipo de documento. Por isso já estão em discussão outras possibilidades para tornar possível o registro sem estes documentos e em breve teremos novidades para atender a todos os proprietários de máquinas mais antigas que queiram registrar seu maquinário”, ressaltou Ribeiro.
O aplicativo do ID Agro está disponível para download nos sistemas Android e iOS. Para mais informações e consultas, acesse www.idagro.com.br .
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte
Matérias Relacionadas
Mulheres desbravam o agro pilotando máquinas agrícolas

Sistema CNA/Senar participa da Tecnoshow 2023
Feira é realizada de segunda (27) a sexta (31) na cidade de Rio Verde, em Goiás

Case IH firma parceria com Senai e Senar para capacitação profissional em Mato Grosso
Por meio das entidades, serão oferecidas mais de 30 mil certificações em cursos de operação e manutenção de máquinas agrícolas

CNA orienta produtores sobre o registro de máquinas agrícolas
Material elaborado pela Diretoria Técnica foi apresentado na quinta (13) às federações

Máquinas agrícolas: mulheres e jovens no comando
Formação do Senar-SP e oportunidades de mercado atraem novos públicos

Tecnificação de máquinas agrícolas exige alto nível de conhecimento na dinâmica operacional
Cursos do Senar/MS ensinam operação, controle e manutenção dos equipamentos

Jovens aprendizes de Alto Garças concluem parte teórica
Foram 1.800 horas de carga horária de teoria no Sindicato Rural e agora serão mais de 1.200 horas de prática em uma propriedade rural

Comercialização de tratores e máquinas agrícolas tem projeção de crescimento em 17,7% em 2022
Estimativa foi levantada pelo Departamento Técnico do Sistema Famasul com dados da Fenabrave