Mato Grosso
Senar-MT recebe colheitadeira da Case IH no CT Rondonópolis
No polo, já têm cursos programados com a máquina
Por: Nágera Dourado
Fonte: Comunicação/ Senar-MT
Nos dias 20 e 21 de setembro, colaboradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) participam da entrega técnica da Colheitadeira Axial-Flow 8250 Automation da Case IH. A ação é realizada no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Senar/IMAmt de Rondonópolis.
O maquinário foi cedido para os treinamentos realizados pelo Senar-MT e Sindicatos Rurais. Rondonópolis é a segunda unidade do Senar em Mato Grosso a receber equipamentos pela parceria com a Case IH. Atualmenta também há equipamentos no CT de Sapezal.
De acordo com o coordenador de regionais, Victor Fazinga, a parceria entre a Case e o Senar representa um marco significativo na busca pela qualificação da mão de obra qualificada no setor agrícola. “Essa colaboração estratégica desempenha um papel fundamental na capacitação de trabalhadores rurais, capacitando-os e qualificando com as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar suas funções de forma eficaz e sustentável”, destacou o gestor.
Técnico mecânico da Agrofito, representante da Case IH no município, Genilson dos Santos foi o responsável por apresentar o equipamento aos colaboradores do Senar-MT. Segundo ele, a tecnologia trará benefícios para a região. “Fazendo o curso pela parceria entre Case IH e Senar, os operadores poderão conhecer melhor a tecnologia e isso vai impactar positivamente para o produtor rural”.
Mesmo antes de encerrar a entrega técnica do maquinário, o CT de Rondonópolis já possui demandas de dois cursos com a máquina. Os treinamentos serão de Operação de Colheitadeira de grãos e Manutenção e regulagem de colheitadeira de grãos. Ambos estão previstos para o mês de outubro, por meio do Sindicato Rural de Juscimeira.
Segundo a supervisora do CT Rondonópolis, Susiane Azevedo, a parceria traz tecnologia e inovação para o campo. “A tecnologia muda a cada dia e graças à essa parceria e aos treinamentos ofertados, produtores e trabalhadores rurais podem se qualificar com o que já está disponível no mercado”, destaca.
Também participaram da entrega técnica os analistas dos CTs de Sapezal, Sérgio Vicente, e Rondonópolis, Wanderson Fernandes, e os supervisores das regionais do Senar-MT de Barra do Garças, Hatyla Marques, e de Rondonópolis, José Eduardo Pio.
Segundo Pio, a qualificação beneficiará todo o estado. “É uma tecnologia de ponta que o Senar está trazendo para qualificar produtores e trabalhadores rurais não só aqui na região, mas porque não em todo o estado né”, destacou.
Para Marques, participar da ação proporciona que ele leve uma informação mais precisa aos sindicatos da sua região. “Estamos aprendendo para irmos aos Sindicatos Rurais e apresentarmos essa tecnologia que vimos aqui. Todos os que querem entrar no mercado de trabalho do agronegócio devem procurar os Sindicatos que atendem a sua região e verificar os cursos disponíveis”, afirma.