Maranhão
Notícias
Raimundo Coelho é reeleito presidente da Federação da Agricultura no Maranhão
Em novo mandato, o engenheiro agrônomo vai comandar as entidades representativas do setor produtivo maranhense até 2027
Por: Raquel Araújo
Fonte: FAEMA/SENAR
A última Assembleia Geral da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão – FAEMA, realizada em outubro, reconduziu o engenheiro agrônomo Raimundo Coelho de Sousa à presidência para o período de 2024 a 2027. Com a aprovação de quase 100% dos sindicatos rurais habilitados para votar.O atual presidente permanece no cargo para sua terceira gestão consecutiva.
A FAEMA, afiliada à Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), representa atualmente 69 sindicatos rurais em todo o estado, dedicando-se a salvaguardar os interesses dos produtores rurais e propor políticas sustentáveis para impulsionar o setor produtivo.
Natural de Fortuna, no sertão maranhense, Coelho, que já ocupou cargos-chave no setor, expressou suas metas para o próximo mandato. Ele enfatizou o fortalecimento do sistema sindical, parcerias estratégicas com outras federações e a CNA, além do foco na segurança jurídica para as atividades rurais.
"Nosso objetivo é lutar por políticas que facilitem o desenvolvimento do agronegócio no estado, mantendo nosso direito à propriedade e garantindo práticas ambientais e economicamente sustentáveis", afirmou o presidente reeleito.
Entre suas prioridades, destacam-se o aprimoramento das políticas de crédito rural e a resolução ágil de questões fundiárias e ambientais. Sob sua liderança na FAEMA, os sindicatos rurais experimentaram um crescimento significativo nos últimos anos, desempenhando um papel fundamental no fortalecimento do setor produtivo local.
Coelho ressaltou o suporte contínuo da federação aos sindicatos, oferecendo conhecimento por meio de programas educacionais e assistência técnica e gerencial. Durante sua gestão, a FAEMA testemunhou a expansão da rede de ensino técnico e o fortalecimento da assistência técnica e gerencial, impulsionando a eficiência e a lucratividade das lavouras maranhenses.
Além da reeleição de Raimundo Coelho, a nova diretoria da FAEMA para o período de 2024 a 2027 é composta por diversos membros que ocuparão cargos estratégicos, promovendo a continuidade do trabalho em prol do setor agrícola maranhense. A nova diretoria assumirá o cargo em 2 de janeiro de 2024.