Logo CNA

São Paulo

Puxa o fole, sanfoneiro paulista!
Programa Acordeom banner

Promoção Social do Senar-SP lança em 2023 Programa Acordeom. Curso é destinado a iniciantes no instrumento

3 de abril 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

O nome dele muda de acordo com a região. Ao norte e nordeste é sanfona, e ao sul é gaita; na região sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, atende por acordeom. Independentemente da nomenclatura, sua presença e importância na cultura popular brasileira são indiscutíveis. Herança da presença italiana, alemã e portuguesa, o instrumento acordeom é conhecido em todo o Brasil e fez os nomes de artistas como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca. “A difusão do acordeom no Brasil esteve associada aos bailes rurais e de periferias urbanas, tornando-se, de forma emblemática, um símbolo nas manifestações culturais, como o forró e o baile gaúcho e paulista”, explica Celeide Martim, técnica de Promoção Social do Senar-SP.

Instrumento marcante da música caipira, o acordeom é tema de um novo Programa da Linha de Cultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (Senar-SP). “O Programa Acordeom será lançado neste primeiro semestre de 2023, após a capacitação dos instrutores e finalização da cartilha desenvolvida pelo Senar-SP em conjunto com os redatores Paulinho Leme e Ronaldo Rodrigues Coelho”, adianta a técnica.

Bê-a-bá musical

O objetivo do novo Programa é oferecer conhecimento técnico, teórico e prático para tocar o instrumento. Vários temas serão trabalhados no curso, iniciando pelo conhecimento técnico dos materiais que compõem o acordeom e a manutenção do instrumento. Os alunos também aprendem sobre afinação, posicionamento do acordeom e do acordeonista, práticas de aquecimento, primeiros movimentos, exercícios de coordenação motora e alongamento corporal, teoria musical, partitura, grafia específica, prática de alguns ritmos e sugestões de repertórios.

“O conteúdo do curso foi desenvolvido pensando nas pessoas que possuem o desejo de aprender a tocar o instrumento, ou seja, os iniciantes”, diz Celeide. Para participar é preciso ter idade acima de 12 anos, possuir acordeom e ser alfabetizado.

Treinamento dos instrutores

Os futuros instrutores estão sendo capacitados: dois treinamentos ocorreram na modalidade on-line, em novembro de 2022 e janeiro de 2023. Estão previstos mais dois, em fevereiro e início de março. Se todos forem aprovados, serão 13 profissionais para atender às diversas regiões do estado de São Paulo. Esta iniciativa do Senar-SP contribui com mais um resgate da cultura rural paulista, da musicalidade por meio do acordeom.

Demanda para 2023 e futuro

Celeide avalia que, por ser um Programa novo, o número de solicitações ainda é pequeno. Por ora, serão implantadas sete turmas, nos Sindicatos Rurais nas cidades de Capão Bonito, Itirapuã, Leme, Pindamonhangaba, Pirassununga, Porto Feliz e Tatuí.

Ela está otimista quanto ao futuro do programa. “Tenho certeza de que os pedidos crescerão com o tempo. Isso ocorreu com o Programa Viola Caipira, que com o decorrer dos anos foi crescendo em número de pedidos e hoje tem 71 turmas espalhadas pelo estado de São Paulo”, compara.

Os Sindicatos Rurais têm até o mês de julho para implantar a turma do Programa de Acordeom. O programa é desenvolvido em cinco meses, e cada módulo possui a carga horária de 24 horas, com duas aulas de três horas de duração por semana – totalizando 120 horas. O curso deve terminar até o dia 8 de dezembro, data que o Senar-SP encerrará os cursos e programas do ano de 2023.

Celeide reforça o caráter de fortalecimento cultural proporcionado pelo novo programa. “O Senar-SP vem ganhando notório papel na organização da sociedade, contribuindo com o crescimento individual e social das comunidades locais. O Programa Acordeom já merece destaque pelo seu caráter educativo e de propagação e preservação da cultura paulista”, afirma.

Matérias Relacionadas