Logo CNA

Projeto do SENAR-PR visa recuperar a viticultura em São José dos Pinhais
Img 7725 630x420 0 84785800 1515060850

Cidade da Região Metropolitana de Curitiba tem grande tradição na produção de vinhos coloniais

5 de outubro 2017
Por Senar

Os produtores de uva de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, contam, desde julho deste ano, com um reforço técnico para melhorar a produção. O projeto “Produção de uvas rústicas para produção de sucos e vinhos”, envolve uma sequência de treinamentos realizados pelo SENAR-PR com o objetivo de estruturar o processo produtivo, desde o preparo da terra até a fabricação das bebidas.

A cidade de São José dos Pinhais tem grande tradição na produção de vinhos coloniais. A presença de descendentes de imigrantes italianos fomentou a atividade, inspirando o enoturismo – que é um segmento do turismo que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida.

Trata-se de uma importante fonte de renda ao município. Porém, nos últimos anos a produção de uvas rústicas sofreu um baque, com o aumento na incidência de doenças, como a antracnose e o míldio e pragas como a pérola da terra, que provocaram quedas na produção e consequente redução da área ocupada pelos parreirais. Neste caso a carência de assistência técnica e de informações corretas para o manejo e o tratamento trouxeram graves consequências.

Veja mais detalhes do curso aqui .

Assessoria de Comunicação do SENAR/PR
www.sistemafaep.org.br