Mato Grosso
Projeto ABC+ em Ação realizado pela Famato e Sedec levam conhecimento e oportunidades a produtores em MT
ABC+ em Ação está percorrendo por 10 municípios de Mato Grosso promovendo uma agropecuária mais sustentável e resiliente para o estado.
Por: Ana Frutuoso
Fonte: Ascom Senar-MT
O ABC+ em Ação começou e está percorrendo por 10 municípios de Mato Grosso promovendo, por meio de palestras e uma feira de negócios, uma agropecuária mais sustentável e resiliente para o estado. O projeto é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), com o apoio dos Sindicatos Rurais e em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), gestora do Programa ABC+.
Visando alcançar o maior número possível de produtores, o projeto ABC+ em Ação percorrerá o interior do estado, oferecendo informações técnicas e conhecimentos sobre as linhas de financiamento disponíveis para produtores rurais, colaboradores rurais, empresas de insumos agropecuários, profissionais do setor agropecuário, projetistas, órgãos públicos locais e estudantes do setor agrário.
O objetivo é promover a adoção ampla e eficaz de práticas de baixa emissão de carbono, proporcionando diálogo técnico com a sociedade sobre o Plano ABC+ para posicionar as ações do estado em parceria com o setor agropecuário e engajar os produtores na adoção da estratégia ABC+.
A cooperação entre as instituições é crucial para transformar o setor agropecuário mato-grossense em um modelo mais sustentável e competitivo, alinhado aos compromissos ambientais nacionais e internacionais. O projeto conta ainda com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apresentando palestras e dando apoio técnico.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o projeto do grupo gestor do Plano ABC+, o ABC+ em Ação, faz parte de uma série de ações que colocam Mato Grosso como protagonista ao Agronegócio brasileiro.
“O ABC+ em Ação são uma das ações promovida pelo grupo estadual para alavancar com as metas propostas. Ele coloca o agronegócio, ainda mais, como protagonista no país. Mato Grosso introduz práticas inovadoras que mostram que tecnologia e sustentabilidade podem e devem ser aliadas. É um passo crucial para garantir uma agropecuária mais eficiente, ambientalmente responsável e bem-sucedida. A consequência disso tudo é o crescimento e o desenvolvimento da nossa economia”, destacou o secretário.
Segundo o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, o esperado é que o projeto divulgue melhor as tecnologias inovadoras e difunda conhecimentos sobre temas como a recuperação de pastagens degradadas e florestas plantadas, entre outros. Assim, busca-se promover o conhecimento e a conscientização do setor para o desenvolvimento de uma agropecuária mais sustentável, competitiva e alinhada com os compromissos ambientais nacionais e internacionais.
“Ao promover essas práticas, visamos não apenas melhorar a eficiência e a sustentabilidade da produção agropecuária de Mato Grosso, mas também fortalecer a capacidade dos sindicatos rurais para disseminar conhecimentos e tecnologias. Essa colaboração estratégica promoverá a transformação do setor agropecuário, garantindo sua viabilidade econômica, social e ambiental a longo prazo”, disse Vilmondes.
Sobre o Plano ABC+
O ABC+ é um plano que apresenta uma agenda estratégica proposta pelo governo brasileiro para a continuidade de sua política setorial voltada ao enfrentamento das mudanças climáticas no setor agropecuário, para o período de 2020 a 2030.
Veja a programação do projeto e participe:
12/09 – Canarana
Local: Sindicato Rural de Canarana
Das 16h às 22h
13/09 – Barra do Garças
Local: Parque de Exposição ExpoLeste
Horário: 13h30 às 18h30
19/09 – Nova Mutum – Pecuária de corte
Local: Salão Paroquial da Paróquia Sagrada Família
Horário: 16h às 22h
20/09 – Nova Mutum – Avicultura de corte
Local: Salão Paroquial da Paróquia Sagrada Família
Horário: 8h às 20h
24/09 – Colíder
Local: Sindicato Rural de Colíder
Horário: 16h às 22h
25/09 – Nova Monte Verde
Local: Salão dos idosos, na Rua Virgílio Pereira do Nascimento.
Horário: 16h às 22h
26/09 – Juína
Local: Sindicato Rural de Juína
Horário: 16h às 22h
23/09 – Cáceres
Local: Sindicato Rural de Cáceres
Horário: 16h às 22h
25/09 – Mirassol D’Oeste
Local: Sindicato Rural de Mirassol D’Oeste
Horário: 7h30 às 13h30
04/11 – Nossa Senhora do Livramento
Local: Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento
Horário: 16h às 22h
05/11 – Rondonópolis
Local: Sindicato Rural de Rondonópolis
Horário: 16h às 22h