Logo CNA

COP-27: Sistema CNA/Senar e Mapa debatem políticas públicas para adaptação e mitigação dos gases de efeito estufa na agropecuária
Painel cop27 adaptacao mitigacao

Painel aconteceu durante a programação do Dia do Agro na COP-27

14 de novembro 2022
Por CNA

Brasília (14/11/2022) - O Sistema CNA/Senar participou, na segunda (14), do painel "Políticas Públicas para Promoção da Adaptação e Mitigação e ações do Senar", durante a programação do Dia do Agro na Conferência do Clima (COP-27).

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Antônio de Salvo, abriu o painel e destacou que as ações de adaptação e mitigação precisam ser feitas não apenas “dentro das porteiras”.

De Salvo fez a moderação do painel, que contou também com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Mas principalmente para fora, para que essas ações se tornem um marketing positivo de todas as nossas atividades, que são feitas de forma sustentável e correta. Precisamos repetir nossa narrativa várias vezes para que o mundo comece a conhecer o que o Brasil tem a oferecer em soluções para muitas das questões que estamos discutindo aqui na COP.”

Painel COP-27: Políticas de Adaptação e Mitigação dos GEEs

A chefe da Divisão de Clima e Agropecuária Sustentável do Mapa, Eleneide Doff, falou sobre o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 (ABC+), voltado ao desenvolvimento sustentável da agricultura, mitigação das emissões dos gases de efeito estufa e à transformação da agricultura brasileira.

O ABC+ é a segunda etapa do Plano criado em 2010 e encerrado em 2018, com a implantação de tecnologias de baixa emissão de carbono em 52 milhões de hectares e a mitigação de 170 milhões de toneladas de CO2eq.

"O ABC se tornou uma das políticas mais bem sucedidas do mundo no setor agropecuário. Devido às lições aprendidas na primeira etapa e aos novos desafios internacionais e novos compromissos do Brasil é que foi lançado o ABC +, com uma abordagem integrada da paisagem e trazendo uma produção mais sustentável, resiliente e produtiva."

Alexandre Barcellos, diretor de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas no Mapa, abordou a proposta do ministério para criação do Programa Brasileiro de Carbono Verde. Segundo ele, o potencial tecnológico do setor agropecuário brasileiro permite ao Brasil poupar terra com boas práticas agrícolas e acumular carbono no solo, gerando créditos.

"Nossa proposta é criar uma plataforma de registro onde os produtores e instituições certificadoras colocariam suas informações possibilitando a disponibilização desses créditos e informações relativas a esse projeto. Estamos prontos para, efetivamente, fazer uma composição de políticas com o ABC+ dando todo o arcabouço legal para esses créditos obtidos. "

Barcellos ressaltou que o programa terá alguns objetivos específicos como promover as cadeias produtivas descarbonizantes, definir linhas básicas de certificação e estabelecer regulamentos para o mercado de carbono voluntário e o futuro mercado de carbono regulado. "Criaremos um mercado transparente de créditos de carbono gerados pela agricultura."

A adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono promove mais renda ao produtor rural, explica o auditor fiscal federal agropecuário, Sidney Medeiros.

"O ABC tem um diferencial porque é uma relação ganha-ganha e, no processo de convencimento do produtor, mostramos que ele estaria migrando para uma tecnologia que traria mais renda e, ao adotar essas tecnologias, a gente garante ao produtor que ele será mais resiliente e adaptado à mudança climática, além de contribuir para o país cumprir as metas de redução de emissões."

As vantagens de adotar essas tecnologias também foram destacadas pelo coordenador da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Rafael Costa. Segundo ele, a adoção, associada à assistência técnica, já recuperou mais de 90 mil hectares e reduziu em 2,3 toneladas por ha/ano as emissões de CO2eq.

“A gente conseguiu mostrar que um solo e uma pastagem bem manejados e uma lotação adequada transformam o solo em uma superfície de armazenamento de carbono, que é fundamental para redução das emissões dos gases de efeito estufa."

Costa também defendeu que a produção de alimentos em áreas com tecnologias ABC gera mais renda para os produtores. Ele citou ainda a meta de projetos do Senar, como o Paisagens Rurais, que pretende alcançar mais de 100 mil hectares com produção de carne, leite e derivados,além da meta de outros projetos em recuperar mais de 20 mil hectares de vegetação nativa. De acordo com Costa,

a Assistência Técnica e Gerencial do Senar já beneficiou mais de 220 mil produtores rurais e a meta para os próximos anos é atender mais 200 mil.

"Para isso, a parceria entre as entidades é importante para que o produtor continue a cumprir com seu dever."

O presidente da Faemg, Antônio de Salvo, reafirmou que o Brasil é parte da solução para a adaptação às mudanças climáticas.

"Não estamos exportando só alimentos, estamos exportando nosso potencial da agricultura ABC para outros países que queiram copiar o que estamos fazendo de forma correta. Espero que continuemos seguindo no caminho certo para que as populações mais carentes do mundo possam ter acesso aos alimentos necessários e para a manutenção da sustentabilidade e do equilíbrio climático."

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas