Logo CNA

Projeto ABC Cerrado se torna referência de sustentabilidade do agro em acervo da ONU
ABC CERRADO

Artigo do Senar foi publicado no repositório da Cepal sobre o Big Push para Sustentabilidade do Brasil

28 de maio 2020
Por Senar

Brasília (28/05/2020) – O Projeto ABC Cerrado, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e parceiros, tornou-se referência no acervo da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), como caso de sucesso da sustentabilidade do agro brasileiro.

Um artigo elaborado pelo Senar foi um dos 66 estudos escolhidos para compor o repositório de casos sobre o Big Push para Sustentabilidade do Brasil (articulação de políticas públicas e privadas que alavanquem investimentos para crescimento econômico, redução das desigualdades e promoção da sustentabilidade).

O ABC Cerrado é resultado de uma parceria entre o Senar, o Ministério da Agricultura e a Embrapa. Com recursos do Fundo de Investimento Florestal (FIP, em inglês), administrados pelo Banco Mundial, o ABC Cerrado capacitou 7,8 mil produtores rurais do bioma em quatro tecnologias de baixa emissão de carbono, com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa.

“É uma resposta à comunidade internacional sobre os desafios das questões que envolvem sustentabilidade. Um artigo como esse comunica o trabalho de excelência realizado pelo Senar”, afirma Cristiane Camboim, assessora técnica da Diretoria de Assistência Técnica do Senar e uma das autoras da publicação. “Mostramos ao mundo que o agro brasileiro é sustentável.”

Por meio de uma avaliação de impacto realizada no projeto, o Senar comprovou que produtores que receberam capacitação associada à assistência técnica e gerencial aumentaram a área agrícola com tecnologias de baixa emissão de carbono em comparação aos produtores que não receberam capacitação nem assistência técnica.

Para o assessor técnico do Senar e também autor do artigo, Rafael Costa, esse tipo de divulgação é uma oportunidade de comunicação técnica com outros países do mundo, levando em consideração que em todas as convenções internacionais, o uso sustentável dos recursos naturais, incluindo a produção de alimentos pela agricultura e pecuária, é tema prioritário e solução para o desenvolvimento sustentável.

“O Brasil, assim como de outros países, tem a meta de reduzir as emissões de gases do efeito estufa e com a adoção das tecnologias de baixa emissão de carbono por meio do projeto ABC Cerrado, o país conseguiu aumentar os níveis de carbono no solo e de biomassa acumulados, evitando emissões de gases na atmosfera e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.”

Os estudos foram analisados por especialistas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Cepal e Ministério da Economia.

Clique aqui e acesse o artigo sobre o Projeto ABC Cerrado.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Matérias Relacionadas