ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Santa Catarina

Programas voltados à saúde do homem e da mulher rural em Jaborá foram um sucesso
CNA IMAGEM PRINCIPAL

A programação contou com a parceria da Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde de Jaborá, do Sindicato Rural de Catanduvas e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU- Secção Santa Catarina).

12 de setembro 2022
Por Senar

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Confira os vídeos:

https://youtu.be/ady5EZ4570s

Saúde da Mulher Rural | Parte 1 - https://youtu.be/L1P_do9H_Qg

Saúde da Mulher Rural | Parte 2 - https://youtu.be/rReNU0Uo5pI

Dois dias marcados por conhecimento, interação e cuidado com a saúde. Assim podem ser caracterizados os eventos dos Programas Saúde da Mulher e do Homem Rural, realizados na última semana (quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de setembro), no Clube Brasil em Jaborá, no meio oeste catarinense. As ações foram promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc).

A programação contou com a parceria da Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde de Jaborá, do Sindicato Rural de Catanduvas e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU- Secção Santa Catarina). Os atendimentos especializados foram prestados por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e por dois médicos urologistas contratados pelo Senar com a colaboração de 30 voluntários em cada evento. Ao todo, foram beneficiadas mais de 350 pessoas. Os Programas Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural são realizados em todas as regiões rurais catarinenses com palestras, orientações e serviços gratuitos.

Durante abertura do Programa Saúde do Homem, o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , destacou que o cuidado à saúde do público do campo está entre as prioridades do Sistema Faesc/Senar-SC. Lembrou dos importantes resultados do Programa Saúde da Mulher e contou que, após se recuperar de uma enfermidade, teve a ideia de criar um programa voltado aos homens. “Temos orgulho por sermos pioneiros no Programa Saúde do Homem Rural que agora é realizado em todo o País. Quero aproveitar o momento para fazer um apelo para que todos, homens e mulheres, façam os exames de rotina e adotem cuidados preventivos para manter a saúde e a qualidade de vida”.

O presidente também aproveitou o momento para agradecer a importante parceria com o Poder Público Municipal que cria ambientes para que o Sistema Faesc/Senar-SC possa implementar ações para a saúde da população e para o desenvolvimento das propriedades rurais. Lembrou que foi presidente de uma Cooperativa sediada em Joaçaba com atuação em Jaborá e destacou o especial carinho que tem pelo município. “Os dois programas foram realizados com sucesso graças ao importante trabalho da Prefeitura, da Secretaria de Saúde local e das nossas equipes do Sistema Faesc/Senar-SC. Obrigado a todos pela parceria”.

A assessora técnica do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do Senar Nacional, Magali Eleutério da Silva, palestrou sobre saúde do homem e saúde da mulher com foco em IST”S (Infecções Sexualmente Transmissíveis) nos dois eventos e reforçou a importância de abordar os assuntos, já que são temas pouco falados pelas pessoas. “O assunto está em nosso biológico, mas as pessoas não falam e isso impacta muito porque, se há uma infecção sexualmente transmissível, geralmente o contágio ocorreu por falta de orientação. É essencial trazer essa mensagem do autocuidado, pois quem tem uma vida sexual ativa precisa ter alguns cuidados para sua saúde como um todo”.

De acordo com a assessora técnica, é fundamental trazer essas informações mesmo para quem está em idade mais avançada. “Os homens são mais retraídos, mas entendemos que as mensagens chegaram. Percebemos isso no resultado da palestra sobre os testes rápidos. Muitos não queriam fazer os exames, mas após a explanação do médico, as inscrições passaram de 20 para cerca de 60. A informação muda muito o direcionamento e é para isso que estamos aqui. A educação e a saúde transformam as práticas da vida da gente”.

Por fim, Magali parabenizou o Senar/SC por manter essa pauta sempre presente, pois sem saúde não há qualidade de vida e produtividade. “O pilar das pessoas do campo é a saúde. Por isso, nós do Senar Central, estamos sempre pensando em novas estratégias para levar mais cuidado à saúde da população rural”.

Para o presidente do Sindicato Rural de Catanduvas, Diomar Begnini , foi uma satisfação grandiosa oportunizar mais uma vez o acesso do homem e da mulher rural aos programas que visam a preservação da saúde. “Nas outras edições tivemos vários testemunhos de enfermidades que foram tratadas após a participação nessas ações que possibilitam trazer mais qualidade para toda a família de quem participa. Além de ajudar a melhorar a produtividade, os programas representam um estímulo para que as mulheres e os homens do campo consigam manter seus filhos na agricultura”.

O prefeito Clevson Rodrigo de Freitas reconheceu o importante trabalho da secretária da saúde Vanessa Funez , demais profissionais de saúde e toda a equipe envolvida nos eventos. Também agradeceu a parceria do Sistema Faesc/Senar para a concretização desses programas que integraram a programação da semana de aniversário do município. Reforçou que a saúde é importante não somente para a sociedade ou para as pessoas em si, mas também para todos os governantes que estão à frente das políticas da saúde, que têm o dever de apoiar os cuidados essenciais.

A programação contou, ainda, com a presença da técnica do Senar/SC, responsável pelos Programas de Saúde da Mulher e do Homem Rural Gisele Knabben, do supervisor regional do Senar/SC Jeam Palavro, do vice-prefeito Carlos Luiz Cassiano , da secretária municipal da saúde Vanessa Funez , além de secretários municipais, vereadores e outras lideranças.

SAÚDE DA MULHER RURAL

O Programa de Saúde da Mulher Rural atendeu mais de 200 pessoas do sexo feminino. Após cadastramento e café da manhã, as atividades contemplaram, coleta de Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites, palestras sobre Saúde da mulher, prevenção ao câncer de útero com a assessora técnica do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do Senar Nacional Magali Eleutério da Silva e a instrutora do Senar SC Maricélia Palavro ; apresentação teatral Reminiscências, verificação das carteirinhas de vacinação, palestra sobre a importância dos testes rápidos e almoço.

No período da tarde foi realizada palestra sobre Violência contra a mulher com a professora Iraci de Andrade (mestre e doutora em serviço social), apresentação da APAE, prática de atividades físicas, e café de encerramento.

SAÚDE DO HOMEM RURAL

O Programa Saúde do Homem Rural atendeu mais de 160 homens. As atividades contemplaram coletas e exames laboratoriais; café da manhã; palestra sobre prevenção ao câncer de próstata e saúde masculina com o com os médicos urologistas da SBU-SC Antônio Euclides Pereira de Souza Júnior e Domingos Savio Uliano Bertoldi ; palestra sobre Saúde do homem com a assessora técnica do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do Senar Nacional Magali Eleutério da Silva.

Também ocorreu apresentação sobre Violência contra a Mulher com a professora Iraci de Andrade (mestre e doutora em serviço social), seguida por explanação sobre o projeto Prevenir da APAE de Jaborá, palestra sobre a importância dos testes rápidos com o médico Valdir Alves Junior, além de testes rápidos e conferência das carteirinhas de vacinação, consultas e almoço de encerramento.