ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Santa Catarina

Programa voltado à saúde do homem é promovido com sucesso em São Pedro de Alcântara
Site faesc senar a

Ao todo, serão realizadas 13 ações com foco para a saúde do homem e da mulher rural em novembro e dezembro

7 de novembro 2022
Por Senar

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Confira o vídeo: https://youtu.be/_PiJbsINaYM

Um dia dedicado ao conhecimento, interatividade e procedimentos da área da saúde. Assim foi o Programa Saúde do Homem Rural promovido na última sexta-feira (04) no município de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural do município e com a Prefeitura.

O evento reuniu mais de 200 pessoas e contou com a presença da supervisora regional do Senar/SC Sueli da Rosa , do presidente do Sindicato Rural Ezequiel Garcia, do prefeito Charles da Cunha , entre outras lideranças e equipes envolvidas na organização do evento. A programação contou com café da manhã, exames colinesterase, PSA, glicemia, palestras com os médicos urologistas: Dr. Vicente Codagnone Neto e Dr. Marcelo Goulart e palestra sobre saúde bucal com a dentista que também é secretária da saúde e desenvolvimento social, Joselaine Cristina Stein. Também foram realizadas 40 consultas e, por fim, almoço de confraternização.

Segundo Sueli, a ação foi de suma importância para o município de São Pedro de Alcântara. “Foi uma oportunidade para focar na saúde preventiva, considerando que o homem, como chefe de família, prioriza a saúde dos seus e se coloca em terceiro plano. Também foi momento de quebra de tabus e preconceitos. O sistema Faesc/Senar vem atingindo as expectativas ao abranger esse público que apresenta mudanças de atitudes e busca, nessa parceria, cuidar melhor da sua saúde. Tínhamos uma relação com 70 homens dispostos a consultar. Conseguimos atender 40 e os demais o prefeito Charles e a secretária da Saúde farão os encaminhamentos. Agradecemos a parceria e adesão”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , reforça o orgulho pelo pioneirismo nesse programa tão importante para a saúde do homem rural. “É uma satisfação imensa saber que essa iniciativa tão bem-sucedida no Estado hoje é sucesso em todo o País. Além de representar um momento para sensibilizar e conscientizar o homem sobre a importância da adoção de hábitos preventivos, a ação também oportuniza realizar consultas e exames. Sabemos que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura de diversas doenças”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi , destaca que além de atuar para fortalecer a produção de alimentos e promover a profissionalização e o aumento da renda no campo, a entidade também prioriza ações de promoção à saúde e qualidade de vida das famílias do campo. “Nossa intenção com os programas voltados ao homem, às mulheres e às crianças é conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Somente nos meses de novembro e dezembro deste ano contabilizaremos, ao todo, 13 ações no Estado. Em 2023, nosso objetivo é fortalecer ainda mais essas ações”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS EVENTOS

  • DIA 08/11

Saúde do Homem Rural em Monte Castelo

  • DIA 09/11

Saúde do Homem Rural em Herval Velho

Saúde da Mulher Rural em Herval Velho

  • DIA 11/11

Saúde do Homem Rural em Içara

  • DIA 17/11

Saúde do Homem Rural em Braço do Norte

  • DIA 18/11

Saúde da Mulher Rural em Major Vieira

  • DIA 23/11

Saúde do Homem Rural em Leoberto Leal

  • DIA 26/11

Saúde do Homem Rural em Rio das Antas

Saúde da Mulher Rural em Rio das Antas

  • DIA 02/12

Saúde do Homem Rural em Catanduvas