Logo CNA

Santa Catarina

Programa Saúde do Homem Rural segue incentivando o autocuidado do produtor
CNA IMAGEM PRINCIPAL2

Iniciativa foi do Senar/SC, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos, Prefeitura de Abdon Batista e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).

22 de novembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Uma ação marcada por conhecimento, serviços de saúde e momentos de interação e lazer. Assim foi o Programa Saúde do Homem Rural realizado recentemente em Abdon Batista com a participação de 259 produtores. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos, Prefeitura de Abdon Batista e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).

O objetivo foi conscientizar os homens rurais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de enfermidades, como o câncer de próstata, câncer de pênis, doenças sexualmente transmissíveis e sobre a importância do cuidado à saúde do homem. A iniciativa também buscou promover hábitos de vida saudáveis, com dicas sobre alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e controle do estresse.

O 1º vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson José Argenton Pedrozo, destacou o sucesso do evento e a grande participação dos munícipes. “É uma grande satisfação poder acompanhar esse momento importante para estreitarmos o contato com o produtor rural. Apesar dos rótulos aplicados ao assunto, os eventos de saúde promovidos pelo Senar têm demonstrado o grande interesse e participação dos produtores, comprovando a importância do incentivo ao autocuidado e prevenção da saúde dos homens do meio rural”, salientou.

De acordo com o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro, o evento contou com palestras de urologistas, exames clínicos e também um ambiente voltado à informação dos produtores para o autocuidado. Foram realizados 259 exames de PSA e Colinesterase, mais de 50 consultas, entre outros serviços de saúde. “Promover o cuidado com a saúde, a autopreservação, é fundamental nos dias de hoje para que tenhamos qualidade de vida, especialmente no meio rural. Por isso desenvolvemos e incentivamos esse programa tão importante”, salientou o supervisor.

A participação dos produtores de Abdon Batista também foi destacada pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos, Luiz Sérgio Gris Filho, que agradeceu a adesão dos participantes na prevenção da saúde do homem rural e a colaboração dos médicos urologistas, Domingos Bertoldi e Francisco Loraschi, que conduziram as palestras e exames.

O prefeito Jadir Luiz de Souza afirmou a importância dessa parceria para incentivar o cuidado e a valorização da saúde do homem do campo. “Como um agricultor, vejo ainda mais a necessidade de voltarmos nossa atenção para essa causa. O dia de amanhã só vai existir se nos prevenirmos hoje”, concluiu.

SAÚDE DO HOMEM RURAL

O Programa Saúde do Homem Rural é uma iniciativa nacional realizada pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens e, desde 2010, contabilizam 22.747 homens participantes.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, assinalou a importância da ação ao comentar que a adoção de hábitos saudáveis contribui para reduzir as chances de desenvolvimento de vários problemas de saúde, dentre eles, o câncer – considerado um dos mais graves e que preocupa pela alta incidência. “Temos orgulho por sermos pioneiros, em 2010, no Programa Saúde do Homem Rural, que agora é realizado com sucesso em todo o País. É um orgulho maior ainda saber que a iniciativa tem contribuído para promover a saúde e a qualidade de vida da população do campo”, ressaltou o presidente.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacou que as populações rurais têm acesso limitado aos serviços de saúde, o que pode aumentar a incidência de doenças e óbitos que poderiam ser evitadas. “O programa contribui para facilitar o acesso a esses serviços, oferecendo consultas, exames e orientações gratuitas, promovendo melhor qualidade de vida”.

Matérias Relacionadas