Santa Catarina

Programa Saúde do Homem Rural é sucesso em Praia Grande
CNA IMAGEM PRINCIPAL4

Foram atendidos 240 homens e 30 convidados e voluntários do município.

16 de agosto 2022
Por Senar

Por: MB Comunicação

Fonte: MB Comunicação

Uma extensa programação marcou o Programa Saúde do Homem Rural, na última semana, em Praia Grande, no sul de Santa Catarina. O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado, a Prefeitura Municipal de Praia Grande e a Secretaria Municipal da Saúde.

Foram atendidos 240 homens e 30 convidados e voluntários do município. O evento ocorreu no Salão Paroquial e iniciou com café da manhã à disposição para o público após coleta de sangue. A abertura contou com a presença do prefeito Elisandro Pereira Machado , do diretor do hospital local Jean Gonçalves da Silva , do secretário de saúde do município Marcos da Silveira Alves , da supervisora regional do Senar/SC Sueli Silveira Rosa , da representante da Unidade Conveniada da Secretaria da Fazenda do Estado em Praia Grande Rosineia Burin da Silva , além de vereadores, médicos e outras lideranças.

Durante a ação, foram coletadas 240 amostras de sangue para o exame de PSA e de colinesterase. Também foram realizados testes rápidos de Hepatites B e C, sífilis e HIV, além de verificação de sinais vitais. O evento incluiu palestras sobre câncer de Próstata e Pênis com os médicos urologistas Dr. Francisco Ribas Marconato e Dr. André Luis Silva de Souza e sobre saúde integral do homem com o médico clínico geral Dr. Maykel Avila de Andrade . A programação seguiu com apresentação de um grupo Infantil em comemoração ao Dia dos Pais, palestras com as psicólogas Kathleen Forlin e Júlia Leffa e com a fisioterapeuta Mirian de Oliveira Teixeira.

Ao todo, foram 40 consultas com os médicos urologistas. Também foram realizados trabalhos do Samu e disponibilizados transportes para acompanhar os homens até o local das consultas e nas comunidades.

Segundo a supervisora Sueli Silveira da Rosa, os homens que apresentarem problemas mais sérios terão acompanhamento da Secretaria de Saúde do município, conforme termo de compromisso assumido. “Tivemos todo apoio e trabalho da equipe de saúde local durante o evento. Após o encerramento das atividades os produtores rurais tiveram almoço no local do evento e receberam kits”.

De acordo com Sueli esse foi o primeiro evento realizado pelo Senar/SC e Sindicato Rural de Jacinto Machado. “Obtivemos adesão máxima com o importante trabalho das parcerias que entenderam o real objetivo do programa, oportunizando avançar no aspecto social, quebrar tabus e incutir na população masculina a importância da saúde preventiva, transformando paradigmas. Tivemos a participação de alguns alunos da APAE e do Centro de Reabilitação Viver Livre. Os participantes elogiaram muito a ação demonstrando saírem satisfeitos do local. Deixamos nossos agradecimentos a todos os envolvidos pela excelente parceria e trabalho executado que teve como foco principal a saúde do homem rural”, conclui a supervisora regional.

SAÚDE DO HOMEM

De acordo com a Técnica em Formação Profissional do Senar/SC Gisele Kraieski Knabben, para este ano, o programa prevê 5 eventos com o objetivo de atender cerca de 1.000 homens em Santa Catarina. “Sabemos que boa parte das doenças que atingem o público masculino podem ser evitadas com medidas de prevenção e curadas quando há um diagnóstico precoce e tratamento adequado. Por isso, promovemos ações como essas”, complementa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , ressalta a importância do programa ao mencionar que a adoção de hábitos saudáveis, a realização de check-ups e consultas regulares ao médico são medidas básicas para uma vida com mais qualidade. “Por isso, investimos em ações que promovem o conhecimento e facilitam o acesso às medidas de proteção da saúde”.