Logo CNA

Santa Catarina

Programa Saúde da Mulher Rural incentiva adoção de hábitos saudáveis em Praia Grande
CNA IMAGEM PRINCIPAL4

Evento teve como foco o cuidado à saúde da mulher rural

22 de março 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Praia Grande, no sul do estado, recebeu recentemente o Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Jacinto Machado e a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Além de palestras e orientações, a ação oportunizou realizar 221 exames Papanicolau, testes rápidos, entre outros serviços gratuitos de saúde. O objetivo foi incentivar o autocuidado com procedimentos e informações que visam promover a saúde e a qualidade de vida.

O evento contou com a presença do prefeito em exercício Rodrigo Rosso Mariane , da supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira da Rosa, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado Antônio José Porto, do secretário municipal de saúde Marcos da Silveira Alves, do diretor do Hospital Gean da Silva Gonçalves, entre outros.

As palestras foram conduzidas pelo médico da Secretaria municipal de Saúde, Dr. Maikel Avila, que falou sobre Autocuidado; pela prestadora de serviço de instrutoria do Senar/SC Maricelia Palavro , que abordou o tema Hipertensão e pela chefe de gabinete do prefeito de Araranguá Karem Suyan que fez uma apresentação motivacional.

“O evento foi de suma importância, pois muitas mulheres que estavam com seus exames atrasados tiveram oportunidade de atualizar. “Foi uma importante ação com foco na prevenção, educação e interação no dia Internacional da Mulher. Muitas vidas são salvas através deste evento, com encaminhamentos para tratamento conforme necessidade e orientações”, salienta a supervisora regional Sueli.

SAÚDE DA MULHER EM SC

A técnica do Senar/SC, responsável pelo Programa Saúde da Mulher, Gisele Kraieski Knabben , destaca que este ano a intenção é ampliar ainda mais o número de mulheres atendidas por essa ação que vem contribuindo significativamente para a melhoria da saúde e qualidade de vida das mulheres do meio rural. “Constantemente recebemos relatos de participantes de todas as regiões que demostram o quanto o programa tem sido importante na vida delas”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi , reforça que uma das prioridades da entidade é o cuidado à saúde. “Queremos conscientizar sobre a importância da realização de consultas regulares e exames de rotina para que as pessoas tenham qualidade de vida e, consequentemente, mantenham a produtividade de suas propriedades”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , frisa que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura de diversas doenças. “Com essa ação, é possível avaliar o estado de saúde das pessoas e, quando necessário, encaminhar o quanto antes para tratamento adequado. Além disso contribuímos para a adoção de um estilo de vida mais saudável”.

Matérias Relacionadas