Logo CNA

Programa Mais Produção beneficia bovinocultura leiteira no Maranhão
Maisp ma 0 0 95192600 1515060946

Parceria entre o Senar-MA e a Sagrima aumentou a produção nas regiões Tocantina e Médio Mearim

5 de maio 2017
Por Senar

O Programa Mais Produção, voltado para o aumento da produção agropecuária estadual e valorização dos produtos maranhenses, já vem promovendo mudanças nas 10 cadeias produtivas definidas como prioritárias. Na bovinocultura leiteira, por exemplo, os primeiros resultados do trabalho da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR-MA), promovido em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), já colocam o estado em posição competitiva no cenário nacional.

Um exemplo é a média de produção por animal. No Brasil, o índice de produção de leite por vaca/dia é de 5kg, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). No estado, a mesma média saiu de 4,43 para 4,98kg de leite/vaca/dia e, especialmente na Região Tocantina, aumentou de 4,57 para 5,21kg de leite/vaca/dia, superando a média nacional em 4%. Os números comparam o antes e o depois do trabalho de ATeG.

Egon de Oliveira, que supervisiona a execução do trabalho realizado pelo SENAR-MA na Região Tocantina, destaca que os bons resultados vêm despertando confiança e interesse cada vez maior e que as perspectivas são as melhores possíveis. “A receptividade dos produtores para as ações de assistência técnica, aqui, na Região Tocantina, está sendo muito boa, pois os produtores estavam carentes desse apoio assistencial e com níveis de tecnologia diferentes. Agora, o produtor consegue saber, na ponta do lápis, quanto ele está gastando para produzir seu litro de leite e o valor compensatório para venda. Isso já lhe traz mais confiança”.

O trabalho de ATeG é realizado de acordo com as características de cada propriedade e, no aspecto técnico, vem fazendo a diferença no ajuste de manejo pecuário, na otimização no uso das áreas de pastagem, no escalonamento da produção e na suplementação alimentar. Equipamentos como os 40 tanques de resfriamento entregues em março também colaboraram para estabelecer esse diferencial.

“O acompanhamento técnico tem me ajudado muito, porque meu conhecimento era bem pequeno. Agora estou aprendendo e as coisas estão mudando. Minha área é pequena e eu precisei fazer umas mudanças que me foram orientadas. Hoje, a gente já tem a gestão da atividade mais organizada, já consegue planejar as áreas de pastagem, o piquete rotacionado e facilitar o manejo. Só tenho a agradecer por tudo”, comemora Luiz Tirara Rocha, produtor de Imperatriz.

Mais Produção

Atualmente, o Programa Mais Produção atende 675 propriedades na cadeia do leite nas regiões Tocantina e Médio Mearim. Nos primeiros três meses de trabalho do SENAR-MA, a produção dessas propriedades assistidas saiu de 1.691.172 litros de leite/mês para 1.874.544 litros de leite, representando um acréscimo de aproximadamente 11%.

O secretário da Sagrima Márcio Honaiser destaca com mérito a importância desses resultados. “Em pouco tempo, já vemos excelentes resultados e que temos potencial para evoluir muito mais. Com as medidas gerenciais e zootécnicas recomendadas, esperamos que os produtores assistidos pelo programa estejam bem mais preparados para o período das secas, no segundo semestre, para que a falta de chuvas não prejudique esse bom desempenho alcançado”, disse.

Também otimista, o superintendente do SENAR-MA, Luiz Figueiredo, destaca a parceria entre a entidade e Governo do Estado (Sagrima). “O grande diferencial está na parte do planejamento, onde a Assistência Técnica e Gerencial faz o trabalho planejado e as realizações são de acordo com as características de cada propriedade. Isso tem criado metas no processo produtivo. Muitas coisas já mudaram, estamos vendo a transformações em diversas regiões do Maranhão”, frisou Figueiredo.

Assessoria de Comunicação SENAR-MA
senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas