Logo CNA

Mato Grosso

Programa de Equoterapia melhora qualidade de vida de pessoas com deficiência
MVI 7886 MP4 00 00 18 11 Quadro001 copiar

De janeiro a junho de 2023, mais de 10 mil atendimentos foram realizados no Programa de Equoterapia do Senar-MT

5 de setembro 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Nem mesmo o calor de 37ºC em uma tarde de agosto desanimou o Davizinho, como é carinhosamente chamado, a participar da equoterapia na Sociedade Hípica Cuiabana, às margens do Rio Cuiabá. Diagnosticado com Transtorno de Espectro Autista (TEA), o menino de 11 anos cumpre religiosamente a terapia de 30 minutos, semana após semana nos últimos cinco anos. Ele está entre os 600 praticantes da atividade, beneficiados pela parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) com as instituições que desenvolvem este trabalho.

Andreia e o filho, Davi, após a sessão de equoterapia

Ao lado do filho, Andreia Santos é quem acompanha o desenvolvimento de Davi diariamente e celebra cada nova conquista do garoto. “Ele tinha dificuldades motoras e de socialização e a equoterapia vem sendo uma aliada muito importante nesse progresso”, afirma a mãe que também consegue elencar outras várias vitórias com o tratamento. “Até para sair de casa tínhamos que mobilizar toda a família como apoio. Hoje conseguimos sair somente nós dois e sem preocupação”, explica.

Andreia, que hoje se dedica integralmente ao filho, destacou a importância do trabalho das instituições para a independência das crianças. “Quero que ele se torne um homem bom, do bem e que se desenvolva profissionalmente. Nosso esforço é para um dia ele ter uma vida independente, por isso, sou muito grata ao Senar que contribui com esse projeto e nos ajuda a diminuir o custo com os investimentos que são constantes na nossa realidade”.

Landa está com grandes expectativas quanto à melhora da sobrinha

A auxiliar de serviços gerais Landa Martins acompanhou a sobrinha Loiane, em mais uma sessão de equoterapia. Fazendo o tratamento há apenas dois meses, a expectativa é que a menina se desenvolva ainda mais. “Para a gente que tem um poder aquisitivo menor, as ajudas de instituições contribuem para melhorar a vida, não só da minha sobrinha, mas de todos que participam. A Loiane já tem evoluído no aprendizado e a minha expectativa é que ela continue se desenvolvendo”.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

Para a fisioterapeuta e equoterapeuta Anoura Carvalho o apoio financeiro é essencial para que mais famílias sejam beneficiadas com o tratamento. “A equoterapia veio para agregar no tratamento convencional, mas é uma terapia cara que muitos pais não têm condições de pagar”, afirma.

Fisioterapeuta e equoterapeuta da Sociedade Hípica Cuiabana

Segundo a profissional, o investimento traz excelentes resultados aos participantes. “O contato com o cavalo faz com que o participante receba mais de 21 mil estímulos que melhoram desde o desenvolvimento neuropsicomotor, até melhor convívio social, postura e independência. A parceria proporciona essa experiência para mais crianças”, destaca.

Balanço – De janeiro a junho de 2023, o Programa de Equoterapia do Senar-MT realizou cerca de 10.100 atendimentos em Mato Grosso, o dobro dos atendimentos em todo o ano de 2019. Por meio dos mais de 30 parceiros, a iniciativa visa contribuir com a execução dessa atividade em todo o estado, para auxiliar aqueles que não têm condições de arcar com a terapia.

A instituição contribui financeiramente com um valor mensal e fornece um kit de equoterapia para novos parceiros composto por seis mantas, três selas australianas, seis capacetes hípicos, além de capacitação para os profissionais da área.

Segundo a analista de projetos e programas especiais do Senar-MT, Áurea Arruda, o programa contribui para que o Senar cumpra seu papel social. “É bastante gratificante auxiliar os centros de equoterapia, ao mesmo tempo em que estamos prezando pela qualidade técnica, com o fornecimento de cursos para os profissionais que trabalham nessa área. Não estamos só repassando recurso, mas fazemos toda uma análise para que o projeto seja realizado da forma correta e assertiva”.

Selo

Matérias Relacionadas