Logo CNA

Mato Grosso

Salto do Céu será piloto do Programa Saúde do Adolescente Rural
BANNER SITE PROGRAMA SAUDE DO ADOLESCENTE RURAL 1

Ação está prevista para fevereiro de 2024

8 de novembro 2023

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Senar-MT

A Gerência de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural de Vale do Rio Branco realizaram reunião com a prefeitura daquele município ocorrida no final de outubro para a alinhar a aplicação inédita do piloto do Programa Saúde do Adolescente Rural (PSAR) em escolas públicas de Salto do Céu.

De acordo com o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Senar-MT, Gustavo Henrique Mocci, o Programa visa promover a saúde do adolescente que vive nas áreas rurais, por meio de ações educacionais junto aos jovens de 12 a 18 anos, com abordagens de metodologia conforme a idade do estudante, além da participação de educadores e famílias.

“A ação prevista para ser realizada em fevereiro de 2024 contará com o suporte de um “guia” contendo nove fascículos. O programa aplicado com as famílias terão duração de 8h discutindo o assunto; “Dialogando Sobre a saúde de Adolescentes com pais, mãe e responsáveis”, disse Gustavo.

Já para os adolescentes serão aplicados métodos de 40h com os temas; “ Como usar o guia para a ação: promovendo a saúde do adolescente rural; adolescência, corpo e sexualidade; gestação não intencional na adolescência; trabalhando com adolescentes as doenças sexualmente transmissíveis como ; IST/HIV /Aids e hepatites virais; adolescente e internet ; saúde mental de adolescentes; bullying, depressão , automotilação e suicídio, álcool e outras drogas e adolescências e violências.

As metodologias serão aplicadas através de rodas de conversas com todo passo-a-passo descrito nos fascículos, bem como oficinas e vídeos debatendo o conteúdo do guia.

“ O programa será de grande valia, não só para o sindicato, mas para a população, agregando ensino , tanto escolar como familiar , proporcionando aprendizados aos nosso jovens que são nossos futuros sucessores nos municípios atendidos pela nossa gestão sindical, e agradecemos o prefeito de Salto do Céu pela parceria”, explanou o presidente do Sindicato Rural de Vale do Rio Branco, Bruno Faria.

O prefeito de Salto do Céu, Mauto Teixeira Espindola destacou : “a ação vem agregar a gestão educacional do município, por meio de métodos educativos e de saúde, trazendo grandes benefícios aos jovens estudantes da rede pública de ensino”, enfatizou o gestor.

Estiveram presentes na reunião; o presidente do Sindicato Rural de Vale do Rio Branco, Bruno Faria; o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Senar-MT, Gustavo Henrique Mocci ; coordenadora de Promoção Social do Senar-MT , Nadja Paixão, o prefeito de Salto do Céu , Mauto Teixeira Espindola e o secretário de Administração e Planejamento, Valdeir Aparecido Bastos.

Além da Prefeitura de Salto do Céu, aderiram ao programa piloto as Secretarias de Educação do Estado e do município, Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria Escolar, Centro de Referência de Assistência Social(CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social(CREAS) e o Conselho Tutelar.

Selo

Matérias Relacionadas