Logo CNA

Paraná

Programa Agrinho 2023 tem nova categoria
Agrinho ESG 2023 SITE

“Ações que transformam o mundo” é o tema deste ano, com assuntos ligados à sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa

20 de abril 2023

O Programa Agrinho, desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, chega com novidades à sua 27ª edição. Uma nova categoria, chamada “Relatório de Pesquisa – Colégio Agrícola”, passa a fazer parte da proposta. Desta forma, o Concurso Agrinho conta com 14 categorias. A inscrição para cada uma ocorre em prazos diferentes, sendo que algumas têm as primeiras etapas já em abril. Os regulamentos completos estão disponíveis no site sistemafaep.org.br/agrinho .

“É um orgulho perceber que já colecionamos milhares de histórias, afinal, formamos várias gerações de cidadãos conscientes. O maior entusiasmo é perceber que o programa evoluiu com o tempo e segue inovando. O próprio tema escolhido esse ano no traz essa mensagem, de que precisamos estar sempre na vanguarda”, resume o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

Na edição 2023, o tema do Programa Agrinho é “Ações que transformam o mundo”. A escolha tem ligação com a discussão global em torno de assuntos ligados ao ESG (sigla em inglês para designar sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa).

“Desenvolvemos um material didático complementar para contemplar essa temática e proporcionar que os professores e alunos tenham subsídio para discutir questões relacionadas à sustentabilidade”, revela Josimeri Grein, técnica do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

O evento de premiação do concurso do Programa Agrinho está marcado para o dia 30 de outubro. Os estudantes vencedores e os respectivos professores serão convidados a participar da cerimônia. Porém, parte dos vencedores será conhecida no dia 29 de setembro. Conforme o cronograma de cada categoria, as informações serão postadas no site do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Agrinho tradicional

O tradicional Concurso Agrinho segue de forma similar com a de anos anteriores. As inscrições continuam de forma online e os trabalhos deverão ser enviados pelo professor por meio do sistema disponível no regulamento. É necessário encaminhar também a ficha de inscrição, assinada pela direção da instituição de ensino e em formato PDF.

Os alunos podem se inscrever nas seguintes categorias: Desenho Apae e Classe Especial (redes pública e particular); Desenho 1º ano do Ensino Fundamental (rede pública); Desenho 1º ano do Ensino Fundamental (rede particular); Redação 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I (rede pública); Redação 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental I e II (rede particular); Experiência Pedagógica (Apae e redes pública e particular); Relato Escola Agrinho (redes pública e particular); e Relatório Município Agrinho (rede pública).

Os prêmios estão discriminados no regulamento de cada categoria, incluindo smartphones, tablets e automóveis. Nesta edição, serão três veículos destinados aos 1º, 2º e 3º lugares da categoria Experiência Pedagógica (Apae e redes pública e particular).

Colégios Agrícolas

Os Colégios Agrícolas ganharam uma categoria para concorrer no Concurso Agrinho 2023: “Relatório de Pesquisa – Rede Pública de Ensino”, com o tema “Agrinho Boas Práticas Agrícolas”. As ações devem ser vinculadas a práticas sustentáveis de produção de olerícolas, melhora de parâmetros agronômicos e recomposição e melhoria de solos. Essa divisão é voltada a estudantes de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Profissionalizante Técnico Agrícola/Agropecuário da rede pública do Paraná.

Não há limite de trabalhos por colégio agrícola. As equipes devem conter cinco estudantes e um professor orientador. O relatório precisa ter 25 páginas, seguindo as normas de formatação contidas em um template pré-definido, cujo link está no regulamento. A seleção tem três etapas, incluindo fases a nível de instituição, núcleo regional e estadual. Os professores e alunos vencedores receberão smartphones e o colégio será premiado com oito microscópios digitais.

Redação Paraná

A categoria Redação Paraná Nota 10 – Agrinho é fruto de uma parceria entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e a Secretaria da Educação do Paraná (Seed). A iniciativa, realizada desde 2021, abrange alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio da rede estadual. A premiação tem um regulamento exclusivo, que prevê a participação de alunos matriculados em instituições de ensino da rede pública estadual e que utilizam a plataforma Redação Paraná.

A plataforma é uma ferramenta de inteligência artificial, utilizada para a correção de redações. O sistema otimiza o trabalho dos professores e permite que os alunos foquem no desenvolvimento de ideias para a produção textual. O tema das redações desta edição do concurso “Ações que transformam o mundo”. Os prêmios para os vencedores serão chromebooks e smartphones.

Robótica

A categoria Robótica, também em parceria com a Seed, fomenta o desenvolvimento de projetos de robótica, aplicados à construção de protótipos com materiais descartados/recicláveis. O tema dessa iniciativa segue a linha “Ações que transformam o mundo”, com a participação de professores e estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, matriculados em instituições da rede pública. Nesta categoria, o trabalho também é em equipe, com quatro estudantes e um professor orientador. O cronograma envolve várias etapas detalhadas no regulamento. Os vencedores serão conhecidos no dia 29 de setembro e vão receber smartphones.

Programação

Outra categoria do Concurso Agrinho 2023 envolve a área de programação, também com o tema: “Ações que transformam o mundo”. O intuito de contemplar a área de programação é valorizar o ensino de tecnologia nas escolas. A iniciativa tem três subcategorias: Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Trilha de Programação I. As premiações serão chromebooks e smartphones, com os vencedores conhecidos no dia 29 de setembro.

Programa Agrinho

Desde 1996, o Programa Agrinho leva uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa às escolas das redes pública e particular. Anualmente, o programa do Sistema FAEP/SENAR-PR envolve a participação de aproximadamente 800 mil crianças e mais de 50 mil professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação Especial, em praticamente os 399 municípios do Estado.

Atualmente, o Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR, em parceria com o governo do Estado do Paraná, mediante as secretarias de Educação, Agricultura e do Abastecimento, da Justiça e Cidadania e Desenvolvimento Sustentável, prefeituras municipais, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Rumo, Sanepar, Copel, Instituto água e Terra (IAT), Sebrae-PR, Federação das Apaes do Paraná (Feapaes-PR), Ministério do Trabalho e Emprego e TRT-9ª Região.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas