Logo CNA

Amazonas

​Produtores rurais atendidos pela ATeG em Novo Remanso recebem ação de Saúde Preventiva no Campo
ACAO ITACOATIARA

Ao todo, foram realizados 40 atendimentos médicos (Clínico Geral), 35 exames laboratoriais, além de vacinação contra Covid-19, atendimentos de fisioterapia, psicologia, enfermagem, assistência social, corte de cabelo e barbearia. Os participantes também puderam assistir palestras orientativas durante o dia.

1 de dezembro 2021

No sábado (27), o Senar-AR/AM realizou uma ação de Saúde Preventiva no Campo, na comunidade de Novo Remanso, no município de Itacoatiara. A iniciativa visou atender produtores rurais assistidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e suas famílias. O evento aconteceu na Escola Municipal Petrônio Augusto Pinheiro. Ao todo, foram realizados 40 atendimentos médicos (Clínico Geral), 35 exames laboratoriais, além de vacinação contra Covid-19, atendimentos de fisioterapia, psicologia, enfermagem, assistência social, corte de cabelo e barbearia. Os participantes também puderam assistir palestras orientativas durante o dia.

O Senar-AR/AM contou com a participação de diversos parceiros no evento: Sindicato Rural de Itacoatiara, Sebrae Itacoatiara, Senac Itacoatiara, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Nobre Saúde - Manaus, Drogaria Rio Amazonas – Itacoatiara, Associação dos Policiais e Praças dos Bombeiros do estado do Amazonas, UBS de Novo Remanso e Unimed Manaus.

O presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço, ressaltou, na abertura do evento, a atuação da instituição também na área de Promoção Social. “O Senar está preocupado sempre também com a parte social da área rural. Nós sabemos que muitas vezes há dificuldade das famílias rurais terem acesso a serviços de saúde. Para isso, o Senar-AR/AM tem também uma atuação voltada para esta área, tudo isso gratuitamente”, destacou.

A Superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Alves, deu as boas-vindas à comunidade presente na ação e deu início às atividades. “Essa é uma ação voltada para os produtores assistidos pela ATeG para que a gente complete esse leque com capacitação, assistência técnica e agora com o programa de saúde preventiva, fechando um ciclo de produtividade”, disse durante a abertura.

Também estiveram presentes na abertura do evento, o presidente do Sindicato Patronal Rural de Itacoatiara, Alcemir Lima e o Assessor da Presidência, Marcos Pinheiro, representando a Faea.

A pecuarista assistida pelo programa de ATeG na comunidade, Samara Araújo da Silva, foi uma das pessoas atendidas durante a ação. “A ação é de suma importância porque ela nos trouxe vários benefícios, como palestras de saúde e serviços de saúde que não temos à disposição. O que é mais gratificante, é que os serviços são gratuitos, o que beneficiou a comunidade. Eu realizei exames que aqui não é fácil. Temos que nos deslocar até Itacoatiara ou Manaus. Me sinto privilegiada em participar dessa ação”, comemorou.

Comercialização de produtos

Na oportunidade, alguns produtores puderam expor e comercializar seus produtos. O pecuarista e produtor de abacaxi, também assistido pelo ATeG, Mozart Pacheco, foi um deles. Na ocasião ele falou sobre a importância do programa para ele e para a comunidade. “ Para mim está sendo uma honra ter o acompanhamento de ATEG, um parceiro que está atendendo os produtores da região e eu sou feliz por estar fazendo parte desse público”, disse.

O produtor de abacaxi, banana, cupuaçu e pecuarista, Gerbson Lucas Barros, que é aluno do Curso Técnico em Agronegocio, também participou com a venda de seus produtos. “O ATeG tem sido muito importante pra gente. Tem aumentado nossa produção, nossa qualidade de vida, nosso rendimento, lucro. Deixamos algumas perdas de lado e pra mim está sendo muito bom e muito importante. Nota 10 para o Senar-AR/AM através do nosso sindicato.”

O programa

O foco do programa saúde preventiva rural é reunir atividades relacionadas à área de saúde com enfoque educativo e preventivo, objetivando mudanças de comportamento individual e coletivo, de forma que eles se conscientizem da responsabilidade de cada indivíduo e da comunidade como um todo na busca de suas satisfações físicas, mentais e sociais e com perspectiva de melhoria da qualidade de vida da população rural.



Matérias Relacionadas