Logo CNA

Produtores gaúchos já plantaram 34% da área prevista de milho
Milho 2 103 0 06438200 1515008866

15 de setembro 2017
Por CNA

Por: Revista Globo Rural

O informativo semanal da Emater/RS-Ascar, órgão de assistência técnica e extensão rural do governo gaúcho, relata que até agora o plantio do milho atingiu 34% dos 731,5 mil hectares previstos para serem semeados nesta safra no Rio Grande do Sul.

A Emater/RS prevê uma redução de 96,4 mil hectares (11,7%) na área cultivada com milho, devido à forte queda dos preços do cereal, que nesta semana ficou em R$ 23,49/saca, valor 48,5% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado (R$ 45,67/saca).

Segundo os técnicos da Emater/RS, o período segue favorável ao plantio, com solo em umidade ideal para a semeadura, mas com baixa umidade para garantir a germinação uniforme das sementes. A totalidade das lavouras se encontra nas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo.

Eles comentam que a emergência é considera boa até o momento, mas as plantas apresentam desenvolvimento inicial lento em decorrência da baixa umidade no solo, altas temperaturas e ventos quentes relativamente constantes. “Em determinadas áreas algumas primeiras plântulas já apresentam sintomas de ataque de pragas, mesmo com aplicação de inseticida nas sementes.”

No caso do arroz, as condições climáticas também são favoráveis. Grande parte dos produtores já estão com os trabalhos avançados no preparo do solo, limpeza dos canais e acesso às lavouras, inclusive com taipas prontas, possibilitando a realização do plantio na época correta/ideal de semeadura ou até mesmo sua antecipação.

Os técnicos constaram que os produtores de arroz seguem intensificando o preparo das áreas para o sistema de semeadura direta, com a dessecação e limpeza de canais de irrigação e drenagem. “Também é intensa a elaboração de projetos de custeio para financiamento da safra futura. Neste momento, porém, o aumento dos preços dos combustíveis preocupa pelo impacto negativo”, dizem eles.

Às vésperas do plantio, os produtores de soja vêm dando continuidade ao planejamento da cultura e ênfase na aquisição de insumos, à medida que os recursos de custeio estão sendo liberados. Eles realizam o manejo químico das primeiras áreas a serem cultivadas no princípio de outubro, iniciando revisões e intensificando regulagem das plantadeiras.

Os relatos de campo mostram que as lavouras de trigo evoluem rapidamente para o estádio reprodutivo, entre a floração e o enchimento de grãos. Os técnicos observam que as plantas apresentam aparência melhor nos últimos dias, embora o potencial produtivo não traga expectativas positivas. “As espigas se apresentam pequenas com baixo número de espiguetas e, em alguns casos, com grãos malformados.”

Na região das Missões segue a ocorrência de um grande número de comunicações de ocorrência de perdas, já somando mais de 220. Segundo técnicos da região, a tendência, ao se aproximar a época de colheita do trigo, é que aumente o número de ocorrências, abrangendo praticamente todos os municípios da região.

Matérias Relacionadas