Logo CNA

Santa Catarina

Primeiro Dia de Campo Estadual do Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte tem sucesso de participação
Whats App Image 2018 10 19 at 18 39 14

Evento reuniu cerca de 800 produtores rurais

19 de outubro 2018

O Sistema Faesc/Senar-SC, em parceria com o Sebrae/SC, promoveu nessa semana, em Bom Retiro, no Planalto Serrano Catarinense, o 1º Dia de Campo Estadual do Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte de Santa Catarina . O evento reuniu cerca de 800 produtores rurais de diferentes regiões do Estado atendidos no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em bovinocultura de corte. Foram 28 grupos, de 27 Sindicatos Rurais que abrangem 73 municípios.

O objetivo, segundo o presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo foi promover a troca de experiências entre os produtores rurais e apresentar técnicas e informações com foco na gestão da atividade, a nutrição dos rebanhos e a eficiência na produção de carne.

Pedrozo também apresentou os resultados do programa que proporciona às propriedades rurais evolução no nível de gestão, aumento da produção com o incremento da renda líquida e melhorias na nutrição e no padrão racial dos bovinos de corte. Além disso, o programa atua com o protocolo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), desenvolvido por meio de parceria com o Sebrae, no qual foram registrados avanço no número de vacas prenhes de 41% para 69%.

O programa é gratuito aos produtores rurais que são beneficiados com uma visita técnica e gerencial por mês pelo período de dois anos. As visitas têm foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão das empresas rurais e técnicas de manejo voltadas às atividades pecuárias.

“O Estado produz menos do que consome em carne bovina, mas, ainda assim, a bovinocultura é uma atividade econômica relevante. Por meio da qualificação oferecida pelo programa, os seus efeitos na produção/produtividade e a excepcional condição sanitária de SC, estabelecemos as condições ideais para exportação. Santa Catarina tem potencial e qualidade para conquistar os mais exigentes mercados. É isso que buscamos por meio desse esforço coletivo de desenvolvimento da bovinocultura de corte”, destacou Pedrozo.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas