Logo CNA

Presidente da CNA se reúne com ministro da Pesca, Pecuária e Lácteos da Índia
Whats App Image 2022 05 19 at 14 58 55

Encontro aconteceu nesta quinta (19), em Brasília

20 de maio 2022
Por CNA

Brasília (20/05/2022) O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, se reuniu com o ministro da Pesca, Pecuária e Lácteos da Índia, Parshottam Khodabhai Rupala, na quinta (19), na sede da entidade, em Brasília, para tratar de temas de interesse comum relacionados ao agro, como comércio e segurança alimentar.

O ministro está no país, acompanhado de uma delegação formada por representantes do governo e empresários indianos, para uma série de compromissos e reuniões com lideranças do agro e autoridades brasileiras.

No encontro, João Martins agradeceu a vinda da comitiva do país asiático e destacou o trabalho da CNA como entidade representativa dos produtores rurais no Brasil.

Whats App Image 2022 05 19 at 14 58 57

O vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, apresentou a estrutura institucional do Sistema CNA/Senar e a importância da agropecuária brasileira para a economia do país e para a oferta global de alimentos.

“O Brasil é o maior produtor e exportador de soja, café, suco de laranja e açúcar. Somos também os maiores exportadores de carne bovina e de frango. Os nossos principais mercados compradores são China, União Europeia e Estados Unidos”, disse.

O embaixador Suresh Reddy agradeceu o convite da Confederação e afirmou que a Índia e o Brasil, como duas potências agropecuárias, precisam cooperar cada vez mais para superar os desafios das mudanças climáticas e da segurança alimentar do mundo.

Segundo o embaixador, as exportações do agro brasileiro para a Índia aumentaram no último ano, mas há potencial para expandir as vendas externas. “O Brasil precisa olhar para o mercado indiano. Existem muitos produtos que podem ser exportados”.

Whats App Image 2022 05 19 at 13 54 11

O diretor do Instituto Central de Produção e Treinamento de Sêmen Congelado da Índia, Arun Prasad, explicou que uma das propostas da vinda da delegação ao Brasil é conhecer a tecnologia utilizada na pecuária leiteira, como as soluções genômicas e a inseminação artificial.

A Índia possui uma população de 190 milhões de cabeças de gado, sendo 76% de zebuínos voltados para a produção leiteira. Em 2019/2020, foram produzidas 198,4 milhões de toneladas de leite no país.

Participaram do encontro o diretor executivo da UPL, Vikram Shroff, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal, e o diretor do Departamento de Energia e Promoção do Agronegócio do Ministério de Relações Exteriores, Alexandre Peña Ghisleni.

Estiveram presentes ainda os vice-presidentes da CNA, deputado José Mario Schreiner, e Mário Borba, o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, além de representantes da embaixada da Índia no Brasil e do Ministério da Agricultura.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte