Presidente da CNA participa da abertura da 13ª Expogenética
Neste ano, maior feira de genética zebu do mundo será totalmente virtual
Brasília (15/08/2020) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou da 13ª edição da Expogenética, que acontece de 15 a 23 de agosto.
Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Expogenética é a maior feira de genética da raça zebuína do mundo. Este ano, diante da pandemia do Covid-19, o evento será totalmente virtual.
Na abertura, João Martins parabenizou a Associação, que ao longo dos anos conseguiu transformar raças como a Zebu nas melhores do mundo.
“Neste momento difícil em que a humanidade está passando, a instituição teve a competência de não interromper essa amostra da evolução da genética brasileira. Juntos, vamos transformar o Brasil e mostrar para o mundo que somos competentes”.
Em seu discurso, o Presidente da ABCZ, Rivaldo Machado, afirmou que o melhoramento genético no país só é possível graças a um tripé: a dedicação do produtor, o olhar técnico para o fenótipo e as ferramentas oferecidas pelos programas de avaliação genética.
“Queremos que o agro brasileiro colha frutos das decisões da Expogenética, que temos certeza de que entrará para a história da pecuária. Pela primeira vez teremos uma programação internacional, possibilitando negócios com criadores de todo o mundo”.
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, também parabenizou a ABCZ por manter a iniciativa, mesmo nesse momento de pandemia. “Parabéns pela genética de ponta e de qualidade que o Brasil faz com o gado zebu”.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões, “eventos como esse são de fundamental importância para os pecuaristas brasileiros, pois mostra o melhoramento genético de zebuíno do país, que é a grande base do desenvolvimento contínuo da pecuária mineira e brasileira”.
Em sua fala, a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, disse que o aprimoramento genético de touros e matrizes é uma oportunidade única para o produtor elevar a qualidade do seu rebanho e, consequentemente, fortalecer a cadeia produtiva da carne e do leite.
O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, também participou da abertura e destacou que embora a feira seja totalmente online, ela será uma oportunidade para que pessoas de outras regiões do Brasil e do mundo participem e comprem a genética do gado, melhorando, assim, a produção de carne e de leite.
Por fim, o governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou que o agro é o setor que tem sustentado a economia brasileira. “Dentro do agro, o setor de Zebu tem tido grande relevância. A alta produtividade e a melhoria genética só são hoje o que são, graças a inciativas como essa feira”.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil