Logo CNA

Prêmio CNA Brasil Artesanal – Charcutaria prorroga inscrições até 13 de março
Card Inscricoes Prorrogadas Landscape EDT

Inscrições podem ser feitas no site da CNA

7 de março 2023
Por CNA

Brasília (07/03/2023) – As inscrições para o II Prêmio Brasil Artesanal 2023 – Charcutaria foram prorrogadas até o dia 13 de março. O concurso é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o objetivo de reconhecer os produtores dos melhores salames (tipo italiano) artesanais do Brasil.

“Temos o intuito de valorizar a história e a produção de salames artesanais, tipo italianos, e reconhecer a qualidade dos produtos existentes no país. Entre as características, essa edição do prêmio destaca a tradição familiar e também traz a novidade da pontuação extra para as produções verticalizadas”, destaca a assessora técnica da CNA, Fernanda Regina da Silva.

Inscrição - Os interessados em participar do prêmio podem fazer suas inscrições no site da CNA. De acordo com o regulamento, cada produtor de salame artesanal (tipo italiano) poderá inscrever apenas um produto.

Os participantes deverão enviar amostras com as especificações que constam no regulamento . Não serão aceitos produtos sem registro nos órgãos de inspeção, em qualquer uma das instâncias - municipal, estadual, distrital ou federal.

O prêmio será composto por três etapas - o júri técnico formado por especialistas nacionais, o júri popular e avaliação da história do produto. Esta edição conta com uma pontuação extra de 10% para produtores rurais verticalizados, ou seja, aqueles que criam animais utilizados na produção de seus salames.

Os cinco primeiros colocados vão receber certificados e premiações em dinheiro que totalizarão R$ 18.000,00. Os três primeiros colocados também irão receber o Selo de Participação, ouro, prata ou bronze, conforme a classificação no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Charcutaria.

“Esse prêmio coloca todo o segmento em destaque, trazendo a relevância para esse setor, além de incentivar o consumo. Somos um setor em que nos preocupamos, cada vez mais, com a origem e os cuidados com aquilo que comemos, a chamada rastreabilidade”, destaca o presidente da Academia da Charcutaria, Diego Jacob.

A Academia da Charcutaria, parceira da CNA no prêmio, é uma escola que ensina a produzir embutidos artesanais. Atualmente, cerca de 200 alunos se formam por ano. A estrutura da academia conta com um laboratório de desenvolvimento de produtos cárneos, e mais quatro postos avançados em outras em Brasília e outras quatro capitais - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis.

O Prêmio Charcutaria 2023 é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com produção artesanal, e foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem. Além da charcutaria, já foram premiados queijos artesanais, chocolates artesanais e cachaças de alambique.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas