Logo CNA

Paraná

Patrulha Rural incentiva cadastro de propriedades em Rolândia
Patrulha rural

Encontro que reuniu 85 pessoas no município do Norte do Paraná alertou para a necessidade de haver integração entre as autoridades e os produtores para garantir segurança no campo

9 de janeiro 2023

A segurança rural entrou em pauta em Rolândia, no Norte do Paraná, nesta terça-feira (6). Com a mobilização do sindicato rural do município e apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, a Patrulha Rural, da Polícia Militar (PM), esteve no município para debater estratégias que aumentem a segurança no campo. Ao todo, 85 pessoas participaram do evento, entre diversas autoridades. O encontro resultou no compromisso firmado pela prefeitura local junto aos participantes para a instalação de câmeras nas saídas de estradas na área rural.

Segundo a presidente do Sindicato Rural de Rolândia, Gayza Maria de Paula Iacono, o pedido para a realização da reunião com a patrulha ocorreu pela necessidade de fomentar o engajamento dos agropecuaristas com o tema da segurança pública. “A Patrulha Rural da PM veio até o sindicato para pedir nossa ajuda, já que estava tendo dificuldades para cadastrar os produtores. Nós fizemos a proposta de realizar essa reunião e falar sobre a iniciativa. O próximo passo é as placas para colocar nas propriedades com códigos de identificação”, apontou Gayza.

Edivania de Lourdes Picolo, do Departamento Jurídico do Sistema FAEP/SENAR-PR, explica que o cadastramento é uma das ferramentas usadas para agilizar o atendimento de possíveis ocorrências. Essa ação é uma das várias medidas que produtores rurais devem adotar para melhorar os índices de segurança no campo. “O cadastro é importante para que a propriedade possa receber a análise de segurança do imóvel, que é feita pela polícia. Em casos de eventual necessidade, as autoridades conseguem localizar exatamente onde está a propriedade, pelo GPS, e direcionar a patrulha mais próxima para atender a ocorrência”, detalhou.

Presenças

Entre os presentes no encontro com produtores em Rolândia estiveram o capitão Íncare Correa de Jesus, da Polícia Militar do Paraná, e o prefeito do município, Ailton Maistro. No fim do encontro, Maistro anunciou que vai autorizar a realização de uma licitação para a compra e instalação de câmeras de segurança na saída das estradas rurais.

Cartilha de Segurança Rural

O governo do Estado, em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR, elaborou uma cartilha sobre segurança rural. O material trata sobre como reduzir as chances de agricultores e pecuaristas serem vítimas de criminosos. Entre os assuntos abordados, estão mudanças comportamentais, estruturais, nas edificações, cercados e iluminação dos moradores de áreas mais distantes de centros urbanos.

Capitao Íncare, da Patrulha Rural, em evento sobre segurança em Rolândia

O capitão Íncare, o capitão Dejair e a presidente do Sindicato Rural de Rolândia, Gayza Maria de Paula Iácono

O prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, anunciou que vai autorizar licitação para a compra de câmeras de segurança

Ao todo, 85 pessoas estiveram no encontro sobre segurança nas áreas rurais

Prefeito Ailton Maistro revelou que pretende instalar câmeras nas saídas de estradas rurais

Áreas de atuação