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Paraná avança na cadeia do ovo, de olho nos mercados interno e externo
Na esteira do frango de corte, Estado investe na produção do alimento para consumo humano e também fecundação
Por: Comunicação Sistema Faep/Senar-PR
Fonte: Comunicação Sistema Faep/Senar-PR
Provavelmente você já consumiu ao menos um hoje. Seja frito, cozido ou na forma de ingrediente de outro alimento como bolos e massas, o ovo está presente na rotina do brasileiro. Apesar de parecer, muitas vezes, “invisível”, a pujança da cadeia produtiva dessa proteína reflete a sua importância.
Em 2023, em especial, o ovo experimentou um bom desempenho com algumas pitadas de ineditismo. Os resultados ratificam as marcas do Paraná de maior produtor e exportador de frango de corte do país. Afinal, antes de a ave “voar” nos mercados interno e externo, é preciso haver ovos. Em linhas gerais, existem dois destinos para produção de ovos: a alimentação humana ou a fecundação, que transforma o produto em uma nova ave, que vai ser destinada ao corte ou a postura de ovos, recomeçando o ciclo.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , em 2023, considerando os ovos para consumo humano e também os fecundados, que servem para difusão da genética avícola, a produção brasileira aumentou 2,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Paraná foi o segundo Estado que mais cresceu, registrando variação positiva de 7,1%, com 434 milhões de dúzias nos nove primeiros meses do ano passado. Essa marca colocou o Estado no segundo lugar no ranking nacional, com 10,3% da produção brasileira, atrás apenas de São Paulo, que detém 26,4% do total produzido no país.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) , as exportações brasileiras de ovos (incluindo todos os produtos) encerraram 2023 com total de 25,4 mil toneladas embarcadas, número 168,1% superior ao total exportado no mesmo período do ano anterior. A receita obtida com os embarques foi 182% maior em relação ao ano de 2022, totalizando US$ 63,2 milhões.
Olhando apenas para ovos para consumo, o Paraná está posicionado em nono lugar. Já na exportação de genética avícola, o Estado ostenta a primeira colocação, com participação de 38,9% no envio de ovos fecundados e pintos de um dia para o exterior.
As diferenças entre a condução de granjas para produção de genética para aquelas voltadas aos ovos para alimentação e frangos de corte está no nível de segurança sanitária. Quanto mais alto o padrão genético, maior a proteção.
“Quem tem [galinhas] bisavós, são apenas as grandes empresas de linhagem avícola. A segurança é enorme! São granjas ‘blindadas’, que a gente nem tem acesso”, afirma Alvaro Baccin, consultor de negócios da Globoaves , uma das maiores empresas da área de genética avícola do país, com sede em Cascavel, na região Oeste.
No caso de granja de matrizeiro, há diversas regras para mitigar os riscos de contaminação, como distância de três quilômetros do próximo estabelecimento agrícola e 200 metros do aviário até o perímetro da propriedade. A preocupação não é descabida. Isso porque uma família de 10 galinhas bisavós e um galo de pedigree podem dar origem a mais de 100 milhões de pintos de corte.
A Globoaves produz mais de 40 milhões de ovos férteis por mês, sendo 20% para exportação. As aves matrizes ocupam mais de 600 aviários espalhados pelo Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo 60% da produção oriunda de granjas da própria empresa e 40% vindos de granjas parceiras que atuam no sistema de integração.
As granjas localizadas no Paraná representam 30% da produção total da empresa. Desse montante, 80% permanecem no Estado, dando suporte à pujante atividade avícola paranaense. “Não existe essa questão de quem veio primeiro: o ovo ou o frango de corte. As duas atividades caminham juntas e foram se desenvolvendo lado a lado”, explica Baccin.
"O ovo é a proteína mais consumida no mundo, pois encaixa no café da manhã, almoço e jantar."
Lourival Ponce, produtor de ovos em Tibagi
Ovos para consumo
Em relação às exportações de ovos para consumo no primeiro semestre de 2023, o Japão demonstrou um apetite voraz. O país asiático comprou 6,9 mil toneladas de ovos brasileiros, aumento de 1.304% em relação ao mesmo período de 2022. O porcentual é inédito na relação comercial entre os dois países.
Na opinião do médico veterinário do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab) , Roberto de Andrade, o aumento das exportações de ovos para o país asiático reflete as dificuldades encontradas pelos antigos fornecedores. “Como a Influenza Aviária atingiu grandes exportadores como Estados Unidos e a Europa, isso ajudou o ovo brasileiro a entrar no Japão”, avalia.
Esses bons resultados, no entanto, não contam com participação do Paraná. Mesmo com status sanitário superior ao da grande maioria dos demais Estados, com o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação, a avicultura paranaense não participou dos embarques para o país asiático.
Segundo o produtor de ovos Arnaldo Cortez, que também preside o Sindicato Rural de Cruzeiro do Sul, na região Noroeste, o Paraná já teve participação maior na produção e na exportação brasileira de ovos para consumo. “Só que tivemos um problema. Outros Estados passaram a ter isenção de impostos. Com isso, fomos perdendo mercado porque não conseguíamos acompanhar os preços”, relata.
A expectativa do dirigente é que, com a reforma tributária, essa competição volte a ser justa.
Ainda, na visão de Cortez, outro entrave é a ausência de uma indústria no Estado capaz de transformar a produção das granjas em ovo em pó, produto com maior validade de consumo e mais fácil de ser manuseado e, consequentemente, exportado. “Hoje nossa exportação [de ovos] é in natura. Por isso a dificuldade”, analisa Cortez.
Soma-se a esse obstáculo o fato de que na avicultura de postura, diferentemente da produção de frango de corte, praticamente não existe integração, sistema pelo qual a empresa integradora fornece aos produtores integrados lotes com pintainhos de um dia e a alimentação e, depois, recolhe as aves para o abate quando adultas. “Cada granja de postura é uma empresa. Como não há integração, é cada um por si, um concorrendo contra o outro”, lamenta o produtor.
Na sua empresa, Cortez possui 13 aviários, onde as aves são divididas conforme a idade. A cada 40 dias o avicultor descarta as aves mais velhas e adquire novos lotes de pintainhos para produção, que levam 120 dias para botar o primeiro ovo. Com uma produção de 50 mil ovos por dia, Cortez conta com um sistema de distribuição com mais de 400 pontos de venda na região Noroeste do Paraná. Para atender a demanda, ele também coleta ovos de granjas parceiras.
400%
Esta foi a variação de preço, em 2023, entre os tipos de ovos conforme o manejo convencional, orgânico, cage-free (livre de gaiola) ou caipira
Ovos caipiras ganham espaço na frigideira do consumidor
Uma tendência no setor de ovos é a produção dos ovos “caipiras”. Hoje, nos supermercados, o consumidor encontrará uma variedade de tipos de ovos de galinha. Além daqueles tradicionais de casca branca ou vermelha, existem as opções convencionais, orgânicos, cage-free (livres de gaiola) ou caipiras. Cada tipo demanda um manejo diferente, que acaba refletindo nos preços, que podem diferenciar até 400% entre um e outro. “É um mercado novo que veio para ficar”, observa o produtor Arnaldo Cortez.
A rigor, todo ovo caipira é livre de gaiola, mas nem todo ovo livre de gaiola é caipira. “O caipira deve ter a possibilidade de que a galinha saia do galpão para uma área externa ou piquete. Esses critérios que definem a produção de ovos caipira estão elencados em uma Norma Técnica da ABNT [Associação Brasileira de Normal Técnicas]”, explica Luiz Mazzon, presidente do Instituto Certified Humane Brasil, ONG que atua na área de certificação de práticas de bem-estar animal.
Segundo o dirigente, muitas empresas estão aderindo a este tipo de produção, firmando compromisso de utilizar ovos de galinhas livres. “Todos os ovos utilizados na fabricação da maionese Heinz, por exemplo, são caipiras, além de terem a certificação de bem-estar animal. A empresa Barilla no Brasil também tem uma linha de massas feitas com ovos de galinhas livres, que leva o nosso selo”, afirma, referindo-se ao
selo Certified Humane®
, que atesta que aquela empresa cumpre os protocolos de bem-estar animal.
A expectativa é de que ao segmento de ovos livres de gaiola ainda cresça bastante nos próximos anos. “No Brasil, 5% da produção de ovos são de granjas de galinhas livres de gaiolas ou caipiras. Nos Estados Unidos, 30% do plantel, sendo que nos anos 2000 eram apenas 5%. Então, o Brasil ainda pode crescer muito”, compara.
O produtor Lourival Ponce, que produz ovos em Tibagi, nos Campos Gerais, já ingressou no sistema de manejo caipira, ou “caipira moderno”, como ele descreve. “É um manejo voltado ao bem-estar animal. A galinha expressa o comportamento natural dela, sobe no poleiro, cisca”, conta.
Com 17 mil galinhas alojadas, Ponce planeja atingir 300 mil aves de postura no sistema caipira de produção até 2033, acompanhando a crescente demanda observada entre os consumidores. “Hoje, o ovo caipira ocupa 10% do mercado somente. Então temos muito para crescer”, observa.
Com Selo de Inspeção Federal (SIF), Ponce está apto a comercializar seus ovos caipiras em todo o país e exportá-los. A conquista de novos mercados vem na esteira do aumento da produção. “Não tenho produto para quem quer. O ciclo da galinha é complexo, leva quatro meses para começar a produzir. Atualmente há redes de supermercado esperando a gente construir um novo barracão”, observa. “O ovo é a proteína mais consumida no mundo, pois encaixa no café da manhã, almoço e jantar”, conclui.