Logo CNA

Minas Gerais

Oficina de Seleiro do SENAR muda a rotina de tratadores

Curso foi solicitado pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB)

2 de outubro 2018

Por: SENAR MINAS

Minas Gerais (02/10/2018) - São quatro horas de atividades práticas, onde os participantes da oficina do Curso de Seleiro – Fabricação e Conservação de Peças Trançadas em Couro aprendem os ensinamentos básicos para a confecção de relhos e manutenção de peças em couro.

Em dois dias (26 e 27) foram feitas quatro oficinas das quais participaram mais de 20 pessoas. Com promoção do Senar Minas e Sindicato Rural de Uberaba , o curso foi solicitado pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), que realiza até o dia 30 a 14ª ExpoBrahman. Esta é a segunda vez que a ACBB levanta demanda de oficinas de qualificação para a mão-de-obra que atua durante a feira, estreitando a parceria com as entidades.

Oficina de seleiro SENAR MINAS - ExpoBrahman 2018 - Uberaba


“A ACBB sabe da importância da qualificação para qualquer profissional. Por isso, fizemos questão de trazer novamente uma oficina de qualificação do Senar Minas para os tratadores que estão trabalhando esse ano na ExpoBrahman. Assim, pudemos proporcionar uma grande chance de conhecimento para esses profissionais essenciais para o nosso evento”, afirma a assessora da ACBB, Paula Fernanda.

As aulas são ministradas pela Instrutora Ana Maria Angélico. De acordo com ela, muitos dos participantes que chegam ao minicurso já sabem fazer algum tipo de peça em couro e aproveitam as oficinas para aprimorar a arte da selaria.

“Esses jovens são muito autodidatas, aprendem no dia a dia e com curiosidade a fazer peças em couro, que são fundamentais para a lida na fazenda. Em eventos como estes as oficinas são interessantes porque quem já sabe trabalhar, melhora e, quem ainda não sabe, aprende, coloca em prática e acaba fazendo suas próprias peças. Muito válida esta iniciativa”, pontuou.

Oficina de seleiro SENAR MINAS - ExpoBrahman 2018 - Uberaba

Aula Prática

A oficina começa com o corte, em seguida os participantes aprendem a limpar, amolecem o couro em água e partem para trançar o material. Na primeira etapa é preciso força, e para dar forma ao relho é a destreza e a habilidade das mãos que manda. Parece complicado, mas não é!

“Participar desta oficina foi a realização de um sonho. Sempre tive vontade de trabalhar com o couro, fazer alguns apetrechos do dia-a-dia e não havia ninguém para me ensinar. Com esse pequeno treinamento do Senar entendi que é mais simples que imaginava, além disso, a oficina ajuda a perpetuar a arte de peças em couro”, disse Willian Cristof Correia Queiroz, estudante de Veterinária.

Diferente do universitário, o vaqueiro Rafael Daiola Borges já sabe trançar as peças em couro, arte que aprendeu com o pai, que aprendeu com o avô. O gosto e a prática pela selaria ele já tem, agora pode dizer que está mais preparado.

Oficina de seleiro SENAR MINAS - ExpoBrahman 2018 - Uberaba

“Sempre gostei de mexer com tralhas de couro e com este curso peguei mais experiência, conheci outras ferramentas e aperfeiçoei novas técnicas e práticas. Agora posse dizer que estou qualificado. Essas oficinas durante a feira são muito interessantes, porque reúnem os peões, trocamos conhecimentos e ainda renova as ideias”, elogiou Daiola.

“Se tem uma paixão que os vaqueiros adoram na pecuária de corte são suas ‘tralhas de couro’ e aqui na feira estão tendo oportunidade de ampliarem seus conhecimentos na arte de confeccionar e consertar essas peças. Poderão voltar para casa com um possível prêmio de seus animais, mas com certeza artesãos do couro”, conclui Flávio Henrique Silveira, gerente regional do Senar Minas em Uberaba.

Áreas de atuação