Logo CNA

Núcleo Avançado de Capacitação do SENAR/MT é inaugurado em Porto dos Gaúchos
01092017060608 0 97437600 1515060872

Até o final de 2017 está prevista a entrega de mais sete totalizando 19 Núcleos Avançados de Capacitação em todo estado

4 de setembro 2017
Por Senar

O Núcleo Avançado de Capacitação (NAC), instalado no município de Porto dos Gaúchos, foi inaugurado na última semana com a presença do vice-presidente do Sistema FAMATO/SENAR-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro e o gerente técnico do Guto Zanata. O objetivo do empreendimento é atender as demandas dos produtores e trabalhadores rurais de Mato Grosso capacitando a mão de obra e difundindo novas tecnologias pelos cursos e treinamentos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT).

O NAC é uma iniciativa do SENAR-MT em parceria com o Sindicato Rural de Porto dos Gaúchos. A obra tem 130m², conta com sala de aula climatizada com capacidade para atender 30 alunos, cozinha industrial equipada para a realização de vitrines e oficinas e banheiros feminino e masculino com adaptação para portadores de necessidades especiais.

Francisco Castro destacou a necessidade de mão de obra qualificada e difusão da cadeia produtiva rural como forma de manter o estado como o maior produtor de grãos e dono do maior rebanho bovino do país. "O SENAR-MT é o braço forte do Sistema Famato para qualificar e capacitar pessoas. Com os NAC’s, que já estão presentes em 11 municípios do estado, todos saem ganhando, já que vai possibilitar conhecimento e habilidades técnicas ao produtor. E isso fará a diferença no cenário econômico e social do nosso estado e do país", disse Castro.

"O NAC de Porto dos Gaúchos é um divisor de águas para o Vale do Arinos. Com apenas dois anos de criação, o Sindicato Rural com o apoio do SENAR-MT já havia capacitado mais de 500 produtores e trabalhadores rurais e agora com uma estrutura adequada nós teremos mais condições de capacitar pessoas para trabalharem no setor agropecuário e, com isso, fomentar a economia do nosso município", destacou o presidente do sindicato Milton Zolin.

Para Zolin, um dos grandes desafios do setor produtivo do Vale do Arinos é a falta de mão de obra. "O NAC é de extrema importância para resolver esse gargalo, não só da nossa região como de todo o estado de Mato Grosso. E o SENAR-MT com apoio dos sindicatos rurais é especialista em qualificar e formar trabalhadores", apontou.

O produtor rural Etso Rozolin disse que o Vale do Arinos foi agraciado por um empreendimento que vai melhorar a qualidade da produção e qualificar os produtores e trabalhadores nascidos no município e aqueles que vieram de outras cidades ou estados, em busca de oportunidades e não tiveram como se qualificar profissionalmente.

Sobre a parceria do Sistema Famato/SENAR e o sindicato, o gerente sindical e mobilizador do sindicato de Porto dos Gaúchos Júlio César enalteceu aos esforços do ex-presidente do sistema Rui Prado para a abertura de um sindicato no município e a realização de cursos na região. "Rui Prado deu o ponta pé inicial para o desenvolvimento da nossa região e como não poderia ser diferente o atual presidente Normando Corral não mediu esforços para dar continuidade aos trabalhos, tanto que hoje estamos aqui inaugurando essa importante ferramenta para o crescimento do agronegócio em Porto e em todo o estado. O Sistema Famato tem uma gestão que se preocupa com o homem do campo", reforçou Júlio César.

O gerente técnico Guto Zanata disse que no campo existem muitas dificuldades para a contratação de mão de obra qualificada e o SENAR-MT veio para mudar essa realidade. "Concentramos as energias e investimentos para levar o que há de melhor para o campo", disse Zanata.

Além dos produtores rurais da região participaram da solenidade o prefeito municipal Moacir Pinheiro Piovezan, presidente da Câmara de Vereadores Nolar Soares de Almeida, presidente do Sindicato Rural de Juara Jorge Mariano, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Jair Bernardes, membros da diretoria do sindicato de Porto dos Gaúchos, acadêmicos do campus da Unemat de Juara e o prefeito municipal de Novo Horizonte do Norte Silvano Neves.

Os NAC já estão presentes em 12 municípios mato-grossenses: Brasnorte, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Campinápolis, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Primavera do Leste, Juína, Cotriguaçu, Comodoro, Juara e agora em Porto dos Gaúchos.

Até o final de 2017 está prevista a entrega de mais sete totalizando 19 Núcleos Avançados de Capacitação em todo estado.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MT
www.senarmt.org.br