Logo CNA

Novos líderes se unem para criar comissão jovem em Mato Grosso
CNA J Ovem Famato 1

Integrantes do CNA Jovem decidiram compartilhar experiências do programa

5 de agosto 2021
Por Senar

Camila, Jackelliny, Fábio e Anna unidos pelo desejo de fazer a diferença para outros jovens de MT

Brasília (05/08/2021) – A decisão de quatro jovens de Mato Grosso, unidos pelo desejo de compartilhar a experiência vivida na quarta edição do CNA Jovem , programa de desenvolvimento de liderança do Sistema CNA/Senar, fez surgir a ideia de criação de uma comissão na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

Anna Luz Malhado, Camila Malagi, Flávio Andrade e Jackelliny Rosa se encontraram em agosto de 2020, na quarta edição do CNA Jovem, primeira edição 100% digital. Depois disso, reuniram-se para elaborar um projeto e oferecer à diretoria da entidade que, após análise, aprovou a iniciativa.

“No decorrer do programa CNA Jovem ficamos inquietos porque queríamos expandir o que aprendemos com outros jovens, levando em consideração a potência que é o estado com relação à agricultura e à pecuária brasileira”, destacou Anna Luz, que aos 29 anos é zootecnista, foi estagiária do Senar em 2015 e desde 2017 atua como instrutora de cursos do Senar nas áreas de bovinocultura de corte e de leite, avicultura, suinocultura e gestão.

Para a estruturação da ideia, eles tiveram o suporte de mentores do CNA Jovem, já que a ideia se tornou desafio individual dentro do programa. Além disso, conversaram com representantes de comissões jovens de outros estados e contam com o apoio dos gestores do Sistema Famato/Senar-MT.

Para o zootecnista Flávio Andrade, de 28 anos, estar envolvido com pessoas que querem fazer a diferença foi o que mais chamou a sua atenção.

“Sempre gostei de questões relacionadas à liderança e ao empreendedorismo no setor agropecuário. Esse foi o motivo pelo qual eu fiz a inscrição no CNA Jovem”, afirma o jovem de Uberlândia, que vive em Mato Grosso desde que sua família foi para o estado cuidar da propriedade de pecuária de corte.

Quando a ideia foi lançada, os quatro jovens tiveram reuniões por videoconferência com representantes do Sistema Famato/Senar-MT, conheceram a sede da instituição, seguindo todas as medidas de segurança em relação à Covid-19, e seguem avançando com o projeto.

“Já foram apresentados o organograma estruturado, o regimento interno do projeto piloto da Famato Jovem e pontos estratégicos do edital à diretoria da instituição”, reforça Anna Luz.

Neta de produtores rurais, a zootecnista Jackelliny Rosa, de 28 anos, também integra a comissão estadual do projeto piloto da Famato Jovem. As novas habilidades aprendidas têm contribuído para sua atividade profissional.

“Depois que eu me formei, passei a atuar na área de bovinocultura de corte em algumas fazendas. Um tempo depois passei no processo seletivo do Senar-MT e agora atuo como sou técnica de campo da ATeG do Senar orientando produtores da área de bovinocultura de corte”.

Filha de produtores rurais em Lucas do Rio Verde (MT), a gestora em Agronegócio, Camila Malagi, de 23 anos, acredita que a iniciativa vai contribuir de forma positiva com o agro de Mato Grosso e reforça como o CNA Jovem faz a diferença na vida dos participantes.

“O CNA Jovem entrou na minha vida na melhor hora possível, pois estava em uma fase em que eu não sabia qual caminho seguir, com muitas dúvidas. Graças às competências desenvolvidas nesse programa, a minha forma de pensar e agir mudou totalmente. Realmente nossas vidas mudam depois desse programa”.

Novos líderes – O CNA Jovem é um programa de desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar para estimular esse público a desenvolver habilidades e competências empreendedoras. Além disso, os participantes são instigados a buscar soluções inovadoras para desafios do agro brasileiro.

A quarta edição teve início em agosto de 2020. Ao longo da jornada os 80 integrantes do CNA Jovem participam de diversas oficinas e mentorias para confirmar seus propósitos de vida e colocá-lo em prática a partir das iniciativas individuais de liderança.

Para conhecer mais sobre o CNA Jovem, acesse: https://cnajovem.org.br/

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Anna Luz
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas