Logo CNA

Minas Gerais

Novidade: SENAR MINAS faz curso piloto de Confinamento de Gado de Corte

5 de fevereiro 2019

Por: SENAR MINAS

O confinamento e todas as suas etapas são fundamentais para a produtividade e lucratividade dos produtores da pecuária de corte. Se todos os processos forem bem feitos, o animal fornece carne de melhor qualidade e, por conseguinte, o produtor aumenta seus ganhos.

Para garantir isso, o Senar Minas criou o treinamento de Confinamento de Gado de Corte e realizou o curso piloto na última semana, em Itaguara. O Sítio Paineiras, de Wagner Antônio Salgado e Bernadete Emília Martins, recebeu os 12 participantes, que tiveram aulas com o instrutor Fabiano Jardini.

Marília Saraiva, analista técnica da Coordenadoria de Formação Profissional Rural (FPR) do Senar Minas , acompanhou as atividades e explicou que os pecuaristas procuravam outras alternativas de produção, principalmente para o gado macho mestiço. “O curso também veio sanar as dúvidas para a melhor fase para confinamento, se é a cria, recria, ou terminação”, acrescentou.

Segundo o instrutor, a iniciativa do treinamento foi muito positiva, já que o Brasil ocupa posição de destaque na produção e exportação de proteína animal. O conteúdo incluiu tipos de confinamento (a pasto, semi confinamento, tradicional e a grão inteiro, que vem sendo bem utilizado), características dos equipamentos e do espaço de confinamento, recepção e contenção de animais, pesagem e identificação, atividades rotineiras do confinamento, monitoramento diário da sanidade e da alimentação, e muito mais.

“As aulas levaram conhecimentos sobre a fase de terminação, onde conseguimos encurtar o ciclo de produção de carne, liberando o gado mais cedo com uma qualidade e rendimento de carcaça que se refletem em uma carne de nível mais alto chegando ao consumidor”, detalha Fabiano Jardini.

Áreas de atuação