Logo CNA

Santa Catarina

Novembro Azul é celebrado com o Programa Saúde do Homem Rural em Leoberto Leal
CNA IMAGEM PRINCIPAL3

Estiveram presentes mais de 200 pessoas envolvendo público masculino, autoridades e organizadores

1 de dezembro 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUINICAÇÃO

O programa Saúde do Homem Rural promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), teve mais uma edição bem-sucedida em Santa Catarina. Desta vez, o evento ocorreu em Leoberto Leal, no Vale do Itajaí. A ação contou com a parceria do Sindicato Rural de Vidal Ramos e da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Estiveram presentes mais de 200 pessoas envolvendo público masculino, autoridades e organizadores. Entre as lideranças estiveram a técnica do Senar/SC, responsável pelos Programas de Saúde da Mulher e do Homem Rural, Gisele Kraieski Knabben, a coordenadora regional dos cursos técnicos do Senar/SC Kátia Zanella, o prefeito de Leoberto Leal Vitor Norberto Alves, a primeira dama e secretária de Saúde do município Marilda Otto Alves, o presidente do Sindicato Rural de Vidal Ramos Leduvino Machado e os vereadores Arlécio Leal e Pedro Prim.

Ao todo foram realizados 189 exames de laboratório, além de exames de PSA, aferições de pressão e testes rápidos. A programação contemplou, ainda, café da manhã, palestras com os médicos urologistas contratados pelo Senar/SC (Marcelo Brandt e Roberto Carlos Sedrez), entre outras atividades voltadas à saúde e qualidade de vida.

De acordo com Gisele, a exemplo das demais edições, o evento em Leoberto Leal foi um sucesso. “Com os programas voltados à saúde do homem e da mulher já ajudamos muitas pessoas a manter em dia os exames, além de estimular o autocuidado com medidas preventivas. Temos outros dois eventos marcados para este ano: um em Rio das Antas que reunirá em um único espaço homens e mulheres, neste sábado (dia 26) e outro no dia dois de dezembro, voltado ao público masculino, em Catanduvas. As expectativas são as melhores”.

PROGRAMAS DE SAÚDE DO SENAR/SC

Os Programas Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural são promovidos em todas as regiões rurais catarinenses com palestras, orientações e serviços gratuitos. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, reforça que além de promover ações para fortalecer as atividades do campo, a entidade cria oportunidades de educação e prevenção para que as famílias rurais tenham saúde e bem-estar. “Esses programas estão orientados para elevar a qualidade de vida da mulher e do homem rural, gerando impacto positivo na autoestima das pessoas”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, complementa que a entidade atua fortemente nas atividades voltadas à profissionalização, mas não deixa de priorizar também as ações de promoção à saúde e qualidade de vida das famílias do campo. “Nossa intenção com os programas é conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Somente nos meses de novembro e dezembro deste ano contabilizaremos, ao todo, 12 eventos com foco para a saúde do homem e da mulher no Estado. Em 2023, nosso objetivo é fortalecer ainda mais essas ações”.

Matérias Relacionadas