Mato Grosso do Sul
Notícias
Produtor atendido pelo Senar/MS investe na horticultura e quer incentivar outros agricultores
29 de setembro 2023Com fim do vazio sanitário, produtores rurais já podem iniciar plantio da soja
15 de setembro 2023Noite de alegria em posse de diretoria para o Sindicato Rural de Bataguassu no triênio 2023-2026
15 de setembro 2023“Nossa propriedade era uma empresa falida e hoje é um negócio de sucesso”, comemora horticultor atendido pelo Senar/MS

Por: Leandro Abreu
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
Pelo segundo ano consecutivo, o produtor Jorge Henrique Gonçalves visitou o Showtec, em Maracaju, em busca de inovações para sua produção de beterraba, cenoura, tomate e abobrinha. Atendido pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, o produtor afirma que as tecnologias adotadas já surtiram efeito no negócio, que estava praticamente falido, e em toda a família.
“O Showtec tem trazido para os produtores excelentes resultados. Temos melhorado muito ao levar os experimentos daqui. A irrigação é um exemplo. Tudo isso agrega valor... as plantas saem a cada dia melhor. Passamos a trabalhar com mais facilidade. Hoje, o gotejamento facilitou muito. Antes trabalhava com regador e mangueira. Agora, em pouco tempo, consigo molhar tudo. Sobra até tempo para um tereré”, brinca, utilizando a tradicional bebida sul-mato-grossense como referência da melhoria na qualidade de vida.
Assim como a de Jorge, o Senar/MS transformou a vida de toda a comunidade que aderiu à assistência técnica. “As tecnologias que aprendemos e agregamos, vem mudando a qualidade de vida da comunidade toda. Nossa propriedade era uma empresa falida, agora é uma empresa de sucesso. Tem um total diferencial”, completa.
Com as orientações técnicas, Jorge avalia que a produção e a propriedade passaram por uma grande mudança. “O Senar/MS tem dado apoio a todos nós aqui, em Maracaju. E esse apoio é muito interessante, porque estamos tendo mais qualidade de vida graças a essa assistência...as pessoas começaram a ter renda. Antigamente tinham que trabalhar fora e, hoje, tiram mais [dinheiro] trabalhando com a terra”, lembra.
Jorge explica que, anteriormente, não havia controle sobre vendas, gastos, investimentos. “Com o suporte do Senar/MS, tudo é colocado na ponta da caneta. Estamos conseguindo adquirir mais coisas, investindo mais. Tem sobrado dinheiro até para aproveitar a família, ter mais lazer. Nossa família hoje está toda em torno da agricultura”, conta com orgulho.