Logo CNA

Mulheres de Cordislândia, em Minas Gerais, fortalecem agricultura familiar
20171024150222 fileid cordislandia turma interna 0 63112600 1515060841

Elas participaram de capacitações do SENAR e estão investindo na produção artesanal de alimentos=

25 de outubro 2017
Por Senar

O papel do SENAR Minas é levar para o produtor treinamentos que o ajudem a melhorar o seu negócio no campo. Uma das prioridades é promover o aumento da renda. Com isso em mente, em Cordislândia, um grupo de mulheres, esposas de produtores rurais, tem buscado alternativas de negócios.

Com força de vontade, competência, qualidade e parcerias elas estão conquistando o mercado. Este ano o grupo fez dois cursos do SENAR Minas: Produção Artesanal de Alimentos - Roscas e Bolos e outro de Produção Artesanal de Alimentos - Doces, com a instrutora Viviane Machado Azevedo. Os treinamentos ocorreram em uma creche desativada pela prefeitura na zona rural. “O lugar é ótimo. Apesar de desativado, tem uma excelente infraestrutura. Quanto aos equipamentos, sempre levo os meus, como garantia”, conta o mobilizador Diego Carvalho Cauvilha.

Cauvilha diz que o trabalho com o grupo é recente. Tudo começou após um o projeto em parceria entre SENAR Minas, Emater, Prefeitura de Cordislândia e Governo de Minas. O propósito é fortalecer a agricultura familiar na cidade. A ideia é oferecer mais cursos e aumentar a variedade de produtos fabricados pelas mulheres, para vendê-los na feira livre aos domingos na cidade. “Estamos só aguardando os kits e as caixas para armazenar os produtos. A programação é ainda promover até o fim do ano os cursos de Embutidos e Defumados e o de Horta Caseira, e depois treinamentos de gestão”. O mobilizador explicou que em cada kit vem uma barraca, balança, avental e caixas para armazenar os produtos.

Marly de Azevedo é uma das mulheres do grupo. Ela diz que os cursos são excelentes e que foram apresentadas novas técnicas que tem facilitado a produção das quitandas e dos doces. “A cada dia de curso a motivação crescia. Adquiri muito conhecimento que irá facilitar o meu dia a dia e aumentar a renda da minha família. E o mais interessante é que aprendemos utilizar os produtos da nossa região. Com a abóbora, por exemplo, dá para fazer deliciosos bolos e pães”, explica.

A fabricação dos produtos, por enquanto, tem sido feita na cozinha de cada participante do grupo. As encomendas já aumentaram e tem muita gente interessada. As mulheres montaram um grupo no WhatsApp onde trocam experiências, dicas e ideias que fortalecem o trabalho em conjunto.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas