Logo CNA

Ceara

Ministra da Agricultura participa da da abertura do Seminário de sensibilização do SISBI e tem encontro com setor produtivo

9 de março 2020

A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou, nesta segunda-feira, dia 09 de março, na sede do Banco do Nordeste em Fortaleza, de um encontro de lideranças do Agronegócio. Na ocasião, o Presidente do sistema FAEC/SENAR, Flávio Saboya, e o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, entregaram para a ministra um documento contendo várias reivindicações dos setores produtivos cearenses.

Durante a reunião, foram tratadas nove pautas principais, são elas: o desenvolvimento da atividade leiteira e a implantação de núcleos de produção de suporte forrageiro; o fomento de culturas alternativas; o apoio à aquicultura intensiva; o fortalecimento da pesca; a revitalização e renovação da cajucultura cearense; a integração entre Produtor e Indústria; a ampliação do Programa da Conab, “Venda em Balcão”; a linha de crédito para aquisição de tanques de resfriamento do leite in natura; e a articulação do MAPA para o devido esclarecimento junto aos países importadores da cera da carnaúba para que não seja mais exigido da indústria o TAC com o Ministério Público do Trabalho para fins de exportação da cera da carnaúba.

Flávio Saboya propôs um estudo pelo MAPA sobre a tarifa de água da transposição do Rio São Francisco e o financiamento de forragens via Banco do Nordeste. O presidente do Sistema FAEC/SENAR aproveitou para informar a ministra sobre as ações da Assistência Técnica e Gerencial – AteG do Programa AgroNordeste, que já estão em fase de implantação das 144 turmas, beneficiando 4.320 produtores.

Tereza Cristina prometeu estudar todas as questões e falou do seu empenho em resolvê-las, acrescentando que o cearense precisa aprender a trabalhar de forma cooperativa, pois os recursos são escassos. A ministra agradeceu o apoio da CNA, da FAEC e demais federações e dos Sindicatos Rurais, que estão somando recursos humanos e financeiros para a viabilização do Programa AgroNordeste.

Também estava no evento o vice-presidente da CNA e Presidente do sistema FAEP, Mário Borba, que representou o presidente da CNA, João Martins. Na oportunidade, Borba destacou o trabalho da ministra em prol do Agronegócio do Nordeste e encerrou requisitando o envolvimento e esforço do MAPA junto ao Governo Federal para que sejam concluídas as obras da BR- 020, via fundamental para viabilização da pecuária no semiárido.

O encontro do setor produtivo com a ministra Tereza Cristina ainda contou com a participação do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará, Maia Júnior, que representou o governador Camilo Santana, do secretário do Desenvolvimento Agrário, Assis Diniz, do presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, dos deputados federais Roberto Pessoa e Heitor Freire, do presidente do sistema FIEC, Ricardo Cavalcante, dentre outros.

Em seguida a Ministra participou, no auditório Celso Furtado, da abertura do Seminário de Sensibilização do SISB – Sistema de Inspeção Produtos de Origem Animal e entregou os certificados de equivalência de Inspeção estadual dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

Na ocasião, o Presidente do BNB, Romildo Rolim, assinou um convênio de cooperacão técnica com o presidente do Sistema Brasileiro de Organizações de Cooperativas, Marcio Lopes, com vistas ao incremento do cooperativismo no Programa AgroNordeste.

Matérias Relacionadas