Logo CNA

Sergipe

Ministra da Agricultura visita Sergipe e promete implantar políticas públicas
DSCN2121

Visita continua hoje no município de Canindé de São Francisco

29 de março 2019

Por: Do Senar/SE

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, em sua passagem por Sergipe, enfatizou que trará políticas públicas para o Nordeste e que o Plano Safra 2019/2020 beneficiará os pequenos e médios produtores. A ministra participou da Expo Ringo em Lagarto e nesta sexta-feira, 29, visita o município de Canindé de São Francisco.

“Não faltarão recursos, principalmente para o pequeno e o médio produtores. Fiquem absolutamente tranquilos. Para o pequeno, a gente vai focar na assistência técnica, independentemente do que ele quiser produzir, de sisal a gado de corte, passando por soja, milho, cebola, tomate. O que for necessário produzir, nós precisaremos estar prontos para dar assistência técnica e apoio à comercialização, pois não adianta produzir e não ter a quem vender”, afirmou a ministra.


Políticas públicas foi outro ponto destacado pela ministra, que já visitou o Nordeste duas vezes em 90 dias de governo. Segundo Tereza Cristina, neste primeiro momento é preciso conhecer as peculiaridade de cada região para depois lançar as políticas públicas.


“Recebi a missão do presidente de trabalhar o Nordeste brasileiro e o semiárido para levar políticas públicas para que o Nordeste tenha as mesmas políticas que nós temos no Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Quero conhecer cada vez mais os estados desta região, cada um com suas peculiaridade, para que a gente possa em muito pouco tempo lançar as políticas públicas”, afirma.


O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe – Faese, Ivan Sobral, acompanhou a visita da ministra Tereza Cristina e entregou um documento com demandas do agronegócio sergipano. Segundo Ivan Sobral, Sergipe possui três importantes demandas: a prorrogação do convênio ICMS nº 100/1997, ampliação o crédito rural e seguro agrícola e o não fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen).


“São três pautas prioritárias que precisamos de um olhar especial da ministra, que tem demonstrado sensibilidade em relação ao Nordeste realizando visitas in loco. Esperamos que as demandas sejam atendidas para que os produtores rurais não sejam prejudicados”, afirma Ivan.


Em relação à FAFEN, a ministra já adiantou que unirá esforços para solucionar o problema. “Nós vamos resolver este problema dos fertilizantes urgentemente para que a agricultura do Brasil possa ser beneficiada”.

O governador Belivaldo Chagas também acompanhou a ministra e disse que a nova política agrícola do Estado vai ter um redirecionamento do olhar, passando a apoiar também o agronegócio, sem deixar de dar a sua contribuição efetiva aos pequenos produtores da agricultura familiar. "Queremos ter um envolvimento mais direto com o agronegócio de Sergipe e de fora do estado. Vamos abrir nosso olhar para o agronegócio, que gera emprego e renda. Com certeza, Sergipe só vai sair ganhando", ressaltou.


Expo Ringo


A Expo Ringo acontece de 28 a 31 março no complexo das palmeiras e tem por objetivo fomentar os negócios de animais, produtos, bens e serviços, favorecer e ampliar o conhecimento, experiência de gestão e tecnologia e impulsionar o agroturismo em Sergipe


O empresário Geraldo Magela afirmou que a ExpoRingo é um marco histórico para o agronegócio sergipano. "É uma nova era para a economia e uma resposta aos desafios, mostrando vigor do segmento no estado. É uma iniciativa corajosa para que Sergipe possa se posicionar nos mercados. O evento vai promover a integração entre o esporte equestre e os negócios agropecuários", afirmou.

Matérias Relacionadas