ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Bahia

Mais de 40 jovens de Nova Viçosa concluem formação no Programa Jovem Aprendiz do Senar Bahia
2

28 de junho 2019

Depois de 800 horas de capacitação de conteúdos básicos e técnicos, além de atividades práticas dentro de empresas, no Programa Jovem Aprendiz do Senar Bahia, mais de 40 jovens do distrito de Posto da Mata, no município de Nova Viçosa, estão preparados para atuar no mercado de trabalho. Eles receberam a certificação neste mês pela participação do programa que tem como objetivo formar e qualificar jovens para a atuação profissional.

Agora, outros 24 alunos do programa com idades entre 18 a 23 anos, participam da nova turma como termino previsto para abril de 2020. Durante esse período, os aprendizes contratados pelas empresas rurais recebem todas as orientações necessárias para conseguirem ingressar nas mais variadas áreas do agronegócio.

As empresas que são parceiras do programa, em cumprimento a Lei 10.097/00, dão a chance para os jovens a executarem os ensinamentos da formação. Todos são contratados pelos empreendimentos e têm suas carteiras assinadas, sendo remunerados pela aprendizagem teórica e prática durante a formação.

O aprendiz Adinário Almeida da Penha Júnior, por exemplo, foi efetivado pela Ariedam Agropecuária Ltda. Motivado à princípio pela remuneração, agora ele compreende a importância da ação que o levou fazer parte do quadro de funcionários efetivos da empresa.

“Cheguei um pouco desinteressado, motivado pelo salário, sem saber o que encontraria, mas no decorrer do curso, compreendi que é isso que quero para a minha vida. Nas práticas profissionais aproveitei todas as oportunidades, dando o meu melhor em todos os setores que passei e que resultou na minha efetivação”, comentou.

Já os representantes das demais empresas envolvidas, Caravelas Florestal, Emflora Empreendimentos Florestais, Plantar Planejamento, Tecnologia e Tecnoplanta Serviços Agroflorestais, destacaram o importante papel do Senar Bahia na capacitação de mão de obra jovem, enfatizando a oportunidade que cada um recebe através dos ensinamentos adquiridos no decorrer do curso, que contribuirão para a inserção e permanência do aprendiz no mercado do trabalho.