Logo CNA

Rio Grande do Sul

Live do Senar-RS tira dúvidas de produtores rurais sobre eSocial e CAEPF

Especialistas da Receita Federal serão os palestrantes de evento on-line na próxima quinta, no YouTube

14 de junho 2021

Por: Tatiana Py Dutra

Fonte: Padrinho/ASCOM Senar-RS

São várias as obrigações do produtor rural junto à Receita Federal e, não raro, surgem dúvidas a respeito das informações a serem prestadas ao Fisco. Para ajudar a sanar essas dúvidas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) vem realizando uma série de lives com palestras relacionadas à tributação.

A próxima será na próxima quinta-feira (17), às 9h, no canal do Senar-RS do YouTube. O evento terá como temas o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) e a inscrição no Cadastro de Atividade Econômica de Pessoa Física (CAEPF).

O programa será apresentado pelo analista de arrecadação do Senar-RS Fabio Ramon Baldessar, e contará com a participação do auditor fiscal da Receita Federal, Claudio Maia, e do analista tributário Marcos Timm. Eles vão esclarecer dúvidas sobre a entrega das informações ao eSocial e a inscrição no CAEPF, que segundo Baldessar, são ou estão envolvidos em obrigações recentes da vida do produtor rural.

“O eSocial está sendo implantado por fases, desde 2017. Em 2018, iniciou a fase do 3º grupo, que compreende os produtores rurais. E a partir de 10 de maio, esse grupo passou a enviar [à Receita Federal] as informações relativas à folha de pagamento. A nossa palestra vai tratar basicamente disso, o envio de informações sobre a folha e, por conta do Senar, do envio de informações sobre a comercialização da produção rural”, antecipa Baldessar.

Já o Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (Caepf) passou a vigorar a partir de 15 de janeiro de 2019, em substituição a matrícula CEI, o Cadastro Especifico do INSS.

“O Caepf serve para que o produtor tenha um cadastro para seus contratos de parceria, serve também para cadastrar quando tem mais de uma propriedade rural, e esse número será utilizado no Livro Caixa Digital do Produtor Rural. Por isso, a importância da parceria com a Receita Federal na orientação desse público”, explica o analista de arrecadação.


Quando: quinta-feira, 17 de junho, 9h

Onde: Canal do Senar no YouTube ( www.youtube.com/SenarRioGrande...

  • Claudio Maia – Auditor Fiscal da Receita Federal

  • Marcos Timm – Analista Tributário da Receita Federal

  • Fabio Ramon Baldessar – Analista de Arrecadação do Senar-RS (apresentador)

Whats App Image 2021 06 14 at 10 33 35 210614 143949



*Esse texto pode ser livremente reproduzido mediante crédito a Senar-RS/Padrinho Conteúdo

Matérias Relacionadas