Logo CNA

Lideranças do agro compartilham experiências no CNA Jovem
Capa cna jovem

Vencedores de três edições do programa participaram de live, na quinta (13)

14 de outubro 2022
Por CNA
Por Senar

Brasília (14/10/2022) – O Sistema CNA/Senar reuniu vencedores de três edições do CNA Jovem – programa de desenvolvimento de lideranças do agro – para compartilharem suas experiências em uma live, na quinta (13).

Os egressos e integrante da Rede CNA Jovem Izaura Sales (2ª edição), Lucas Ingold (3ª edição), Caio Vasconcelos e Lucas Dierings (4ª edição) destacaram as principais mudanças em suas carreiras profissionais depois de terem vivenciado toda a jornada CNA Jovem.

Na abertura da live, a coordenadora nacional do Programa CNA Jovem, Fernanda Nonato, falou da importância da iniciativa para identificar, desenvolver e integrar jovens lideranças do Brasil. “Nosso maior desafio hoje é desenvolver jovens capazes de liderar o futuro do setor agropecuário”.

Segundo Fernanda, é uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional e de abrir portas para a liderança no setor. “O jovem precisa olhar para dentro de si para saber qual o seu propósito e entender o que o motiva a prosseguir e assim identificar um problema e buscar uma solução”, disse.

A 5ª edição do CNA Jovem está com as inscrições abertas até o dia 30 de outubro no portal www.cnajovem.org.br . O programa tem duração de um ano e pretende capacitar jovens de 22 a 30 anos em técnicas de inovação e liderança, desenvolver competências e prepara-los para exercer a liderança dentro dos seus empreendimentos e nas diversas instituições do setor.

Caio Vasconcellos também é um dos vencedores da 4ª edição do CNA Jovem com o “Projeto InterAgro - Integração de Instituições Rurais cearenses para desenvolvimento do produtor rural”. Hoje ele atua como assessor técnico do Senar Central e durante a live contou um pouco da sua trajetória.

Imagem

“Me inscrevi na 3ª edição, mas só cheguei até a etapa estadual. Não desisti e me inscrevi novamente para a 4ª edição e fiquei entre os cinco destaques. O CNA Jovem nos dá a oportunidade e a capacidade de desenvolver nosso perfil de liderança em busca da resolução de desafios complexos do setor”, afirmou Caio.

Izaura Sales foi uma das vencedoras da 2ª edição com a iniciativa “Força Jovem Rural: O estímulo ao empreendedorismo rural semeado nas escolas, brota no campo na forma de sucessão rural”. Atualmente ela é gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar do Rio Grande do Norte e preside a Comissão Jovem da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faern).

“Na época em que me inscrevi eu era assistente social e conhecia o agro apenas pelo meu avô que era produtor rural. Então vi o CNA Jovem como uma oportunidade de entender melhor o setor e me capacitar. E foi um divisor de águas. Comecei a me movimentar e passei no processo seletivo do Senar. Nesse cargo consigo fazer o que gosto e melhorar a vida do produtor rural, aliando a assistência social com gestão de pessoas”, disse Izaura.

Imagem

Lucas Ingold, hoje presidente da Famasul Jovem, integrou o grupo vencedor da 3ª edição do CNA Jovem com o projeto “Sustentar.e: conectando experiências”. Para ele, o programa é uma porta de entrada para o mercado de trabalho, pois prepara o jovem para a solução de problemas. “Um programa de liderança é destaque para quem está recrutando pessoas para trabalhar”.

Durante a live, Lucas também falou sobre como as experiências do programa foram importantes para lidar com o dia a dia da fazenda. “Logo após o programa, entendi que não se tratava de uma fazenda, mas de uma empresa familiar. A partir do momento em que coloquei na mesa uma nova maneira de enxergar o negócio, começamos a ver novas formas de trabalhar a propriedade”.

Imagem

Por fim, o consultor em Tecnologia e Gestão Rural no eProdutor, Lucas Dierings, e um dos vencedores da 4ª edição do CNA Jovem com o “Podcast Agro Jovem sobre Gestão, Sucessão Familiar e Mercado”, fez uma exposição sobre sua experiência no programa.

“No início, a gente vai descobrindo nossas forças e fraquezas e percebendo alguns talentos. E se focarmos no nosso melhor, podemos ir mais longe, abrir a mente e encontrar um propósito de vida”.

Lucas explicou a importância do Podcast Agro Jovem em levar informações relevantes para os produtores rurais, como a gestão financeira. “A sucessão familiar fica fragilizada sem a gestão financeira. A comunicação entre pais, filhos e funcionários não é completamente estabelecida. Então ela vem para alavancar a produção agropecuária e torná-la mais eficiente do que já é”.

Imagem

Assista a live na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=dexXjDAhgT4

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas