Logo CNA

Rio Grande do Sul

Jaboticaba e Ibirubá recebem o Programa Saúde Preventiva do Homem Rural e da Mulher Rural
Whats App Image 2019 11 27 at 11 31 03

28 de novembro 2019

Por: ASSCOM SENAR-RS

Dezenas de produtores rurais participaram hoje do programa Saúde Preventiva do Homem Rural e da Mulher Rural em Jaboticaba. A iniciativa conta com a parceria dos sindicatos rurais de Palmeira das Missões e de Ibirubá e apoio das prefeituras.

O evento também acontece em Ibirubá dia 29. O dia será dedicado a prevenção de doenças como o câncer de próstata, nos homens, e câncer de colo de útero e mama, nas mulheres. A programação prevê palestras de conscientização sobre as três doenças e realização de exames preventivos.

Em Jaboticaba, também foi abordado o tema qualidade de vida. A ação ocorre na Praça Central e os exames de papanicolau (para prevenção do colo de útero) também aconteceu, no Centro de Atendimento à Saúde do Município, localizado próximo à área do evento. A exemplo do que também ocorrerá em Ibirubá, o teste de PSA, para câncer de próstata, será feito na Unidade Móvel do SENAR-RS.

Em Ibirubá, o papanicolau e mamografias serão agendadas. Além das palestras sobre os cânceres de colo de útero, mama e próstata, será abordada também a prevenção de acidentes, em uma atividade ministrada pelo Corpo de Bombeiros, e saúde mental. A ação ocorre no Clube Divertido.

Como o evento tem como público-alvo as famílias dos trabalhadores rurais, foi montado praça de Diversão para as crianças, com brinquedos infláveis. As atividades incluem, ainda, com almoço gratuito e realização de outros testes rápidos como os de HIV, sífilis, hepatite B e C. Conforme a coordenadora de Promoção Social do SENAR-RS, Sandra Vieira, é esperada a participação de cerca de 300 pessoas em cada um dos dias.

Com as ações em Jaboticaba e Ibirubá, o SENAR-RS encerra o ano com a promoção de seis ações do Programa Saúde Preventiva do Homem Rural e da Mulher Rural, todas com palestras, ações de conscientização e realização de exames. As anteriores ocorreram em Candelária, Ijuí, Santana do Livramento e Pelotas e, ao todo, contaram com a participação de cerca de 900 pessoas, com a realização de 640 exames. "Nossa recepção nos municípios é excelente e ainda há uma considerável demanda. Por mais que as pessoas estejam bem assistidas pelo município e Estado, ainda há carência de exames. A proposta do SENAR, que sempre conta com apoio de prefeituras e sindicatos, têm tido um resultado muito positivo, principalmente entre o público masculino, que não realiza exames com tanta frequência quanto o feminino", avalia Sandra. Do total, foram feitos 325 exames de PSA nos homens e 315 papanicolau nas mulheres.

Sandra detalha que as palestras são o momento de sensibilização para a importância dos cuidados com a saúde. "A mulher já tem essa assistência, ela procura fazer seus exames preventivos. O homem tem que ser motivado para isso. E pelos números do programa, vemos que a iniciativa do SENAR-RS vem dando resultado", acrescenta, adiantando que já há demanda para 2020 e que o projeto continuará.

Os trabalhadores rurais interessados em participar dos eventos em Jaboticaba e Ibirubá podem se informar nos sindicatos rurais de Palmeira das Missões e Ibirubá ou comparecer no dia e local dos eventos.

Matérias Relacionadas