Logo CNA

Instituto CNA promove encontro de hubs do Sistema CNA e Federações
52810325474 95476958cf c

Reunião, em Brasília, discutiu a nacionalização de projetos e iniciativas tecnológicas para o agro

11 de abril 2023
Por Instituto CNA

Brasília (11/04/2023) – O Instituto CNA promoveu, na terça (11), em Brasília, um encontro com as Federações de Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Goiás (Faeg), Mato Grosso (Famato) e Minas Gerais (Faemg) para discutir a nacionalização de iniciativas e projetos que atendam ao produtor rural de todo o país.

A diretora-executiva do Instituto CNA, Monika Bergamaschi, explicou que o objetivo é conhecer o que os estados estão desenvolvendo para ampliar as ações e permitir que os produtores rurais façam um melhor aproveitamento das tecnologias disponíveis.

“Temos um potencial gigante e está em nossas mãos tornar isso mais acessível e que vire produto para nossos agricultores”, afirmou.

Matheus Ferreira, diretor-executivo adjunto do ICNA, reforçou que a intenção é montar uma rede partindo destes quatro estados para permitir que as soluções tecnológicas cheguem mais facilmente ao produtor.

“Queremos potencializar o trabalho que já feito nos estados mais avançados, e criar um modelo nacional para ampliar as iniciativas. Pretendemos criar um plano de ação efetivo para fazer isso de forma organizada em todo o Brasil”.

Para Guilherme Moura, do Hub Semear, ligado à FAEB, a inovação é peça-chave para o desenvolvimento de qualquer segmento econômico.

“Se quisermos continuar liderando e sendo um player mundial, precisamos continuar apostando na inovação para que o Brasil continue mantendo seu protagonismo no segmento agropecuário. E essa ação da CNA gera sinergia para que a gente possa conectar nossas ações e amplificar nossa atuação”.

Pedro Camilo, do Campo Lab, vinculado ao Sistema FAEG/Senar, destacou a importância de iniciativas que possam ser adotadas em outros estados, diminuindo as distâncias e os desafios de implantação da tecnologia.

“Acredito que o produtor rural vai ganhar muito porque as soluções deixam de ser regionalizadas e passam a ter a possibilidade de escala, que é o grande desafio da inovação no agronegócio: a escalabilidade”.

A reunião aconteceu no Hub CNA Digital e teve a participação também de Otávio Celidônio, do Agrihub (MT), Silvana Novais, do Novo Agro 4.0 (MG), o coordenador do Hub CNA Digital, Heygler de Paula, e o coordenador de Inteligência Estratégica do ICNA, Diego Humberto de Oliveira.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas