Instituto CNA promove encontro de hubs do Sistema CNA e Federações

Reunião, em Brasília, discutiu a nacionalização de projetos e iniciativas tecnológicas para o agro
Brasília (11/04/2023) – O Instituto CNA promoveu, na terça (11), em Brasília, um encontro com as Federações de Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Goiás (Faeg), Mato Grosso (Famato) e Minas Gerais (Faemg) para discutir a nacionalização de iniciativas e projetos que atendam ao produtor rural de todo o país.
A diretora-executiva do Instituto CNA, Monika Bergamaschi, explicou que o objetivo é conhecer o que os estados estão desenvolvendo para ampliar as ações e permitir que os produtores rurais façam um melhor aproveitamento das tecnologias disponíveis.
“Temos um potencial gigante e está em nossas mãos tornar isso mais acessível e que vire produto para nossos agricultores”, afirmou.
Matheus Ferreira, diretor-executivo adjunto do ICNA, reforçou que a intenção é montar uma rede partindo destes quatro estados para permitir que as soluções tecnológicas cheguem mais facilmente ao produtor.
“Queremos potencializar o trabalho que já feito nos estados mais avançados, e criar um modelo nacional para ampliar as iniciativas. Pretendemos criar um plano de ação efetivo para fazer isso de forma organizada em todo o Brasil”.
Para Guilherme Moura, do Hub Semear, ligado à FAEB, a inovação é peça-chave para o desenvolvimento de qualquer segmento econômico.
“Se quisermos continuar liderando e sendo um player mundial, precisamos continuar apostando na inovação para que o Brasil continue mantendo seu protagonismo no segmento agropecuário. E essa ação da CNA gera sinergia para que a gente possa conectar nossas ações e amplificar nossa atuação”.
Pedro Camilo, do Campo Lab, vinculado ao Sistema FAEG/Senar, destacou a importância de iniciativas que possam ser adotadas em outros estados, diminuindo as distâncias e os desafios de implantação da tecnologia.
“Acredito que o produtor rural vai ganhar muito porque as soluções deixam de ser regionalizadas e passam a ter a possibilidade de escala, que é o grande desafio da inovação no agronegócio: a escalabilidade”.
A reunião aconteceu no Hub CNA Digital e teve a participação também de Otávio Celidônio, do Agrihub (MT), Silvana Novais, do Novo Agro 4.0 (MG), o coordenador do Hub CNA Digital, Heygler de Paula, e o coordenador de Inteligência Estratégica do ICNA, Diego Humberto de Oliveira.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte
Matérias Relacionadas

Novidades tecnológicas e recorde da safra de soja marcam abertura da Showtec 2023
Feira começou na terça (23), em Maracaju

Visitantes da AgroBrasília conhecem ações do Sistema CNA/Senar
Evento ocorre até sábado (27)

Sistema CNA/Senar leva inovação, tecnologia e produtos artesanais para a AgroBrasília
Feira de Tecnologia e Negócios do Agro ocorre de 23 a 27 de maio

CNA participa de painéis no congresso da Abramilho
Evento ocorreu na quarta (17)

FAEP conhece técnicas de Israel para produzir alimentos no deserto
Apesar das condições extremas, país do Oriente Médio utiliza soluções tecnológicas para garantir água para o meio rural e autossuficiência em diversas cadeias produtivas

Rastreabilidade bovina contribui para agregar valor à carne brasileira
Afirmação foi do diretor executivo adjunto do Instituto CNA em evento na sexta (17)

Start Agro Innovation 2023: Senar Goiás lança, neste sábado, programas de inovação para agro
Evento ocorre das 09h às 13h30

Primeiro Hub do Agro na Bahia será inaugurado em Salvador
Espaço vai reunir startups, incubadoras, aceleradoras e ventures para pensarem e desenvolverem soluções inovadoras para agropecuária baiana e brasileira