ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso do Sul

Indicadores confirmam avanço na produtividade com Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS
Piscicultura assistencia tecnica web

8 de fevereiro 2021
Por Senar

Produtores rurais assistidos nos programas receberam orientações virtuais e personalizadas.

Em 2020, com os efeitos da pandemia, o Senar/MS desenvolveu um novo formato no atendimento da Assistência Técnica e Gerencial e, de acordo com relatório da entidade, o resultado foi positivo. As cadeias produtivas da apicultura e piscicultura, por exemplo, registraram alta acima de 20%. Este é o tema da editoria #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (08). 

Na piscicultura o indicador de referência é o quilo de peixe por hectare ano, que saiu da casa de 7.401 kg em 2019 para 9.013 kg no ano passado, aumento superior a 21%. O valor comercializado atingiu R$ 1,4 milhão. 

Para a apicultura, o levantamento foi feito tomando como base o quilo de mel por colmeia ao ano. No início das visitas da equipe técnica em 2019, a produtividade era de 13,5 kg, hoje registra 16,3 kg, avanço maior que 20%. Vale destacar que, antes do atendimento, o índice de desenvolvimento dos apiários era de 7,6 kg e no último ano registrou 7,7 kg.

“Com as restrições no período de pandemia, eventos como ‘Dias de Campo’ foram substituídos por lives e outros encontros virtuais, que foram oportunos para troca de experiência entre técnicos e produtores rurais. Mudamos o formato, personalizamos a assistência para adequá-la à nova realidade e os números mostram que mantivemos o patamar no atendimento”, explica do coordenador do departamento técnico de ATeG, Nivaldo Passos. 

No site  senarms.org.br  você encontra informações sobre cursos e atendimentos nas principais cadeias produtivas do estado. 

Procure pelo sindicato rural do seu município e informe do interesse de fazer parte da equipe atendida pela ATeG.