Logo CNA

Acre

I Congresso Estadual do Protagonismo Empresarial é sucesso de participação em Rio Branco
Congress1

Encontro foi promovido em parceria pela Faeac, Sebrae, Fedeacre, Fieac e Acisa

21 de novembro 2022
congress1

Abertura do congresso no SEBRAE - AC. Foto: Ana Souza/SEBRAE

Para promover a integração dos parceiros, associações e sindicatos do Acre, foi realizada a primeira edição do Congresso Estadual do Protagonismo Empresarial, um encontro promovido através da parceria entre SEBRAE, FAEAC, Federacre, Fieac e Acisa.

congress2

Diversos núcleos foram reunidos para o evento na capital acreana. Foto: Ana Souza/SEBRAE

Realizado nos dias 10 e 11 deste mês, no prédio institucional do SEBRAE Acre, o Congresso cumpriu o que foi acordado em abril deste ano, através do Acordo de Resultados entre SEBRAE e as Federações Empresariais, reunindo empresários ligados às associações comerciais, sindicatos rurais e núcleos da indústria do Estado.

congress3

Edivan Azevedo, secretário da SEPA. Foto: Diego Gurgel/Governo do Estado do Acre

Na Sala FAEAC, foram reunidos membros dos sindicatos rurais participantes para falas de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEAC), do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente do Acre (IBAMA – Acre), o secretário Edivan Azevedo (SEPA), entre outros.

congress4

Sala FAEAC trouxe falas de representantes do segmento do agronegócio acreano. Foto: ASCOM

Na abertura do evento, a Mesa de Honra foi composta pelas seguintes autoridades: Marcos Lameira - superintendente do SEBRAE; Rubenir Guerra - presidente da Federacre; Assuero Veronez - presidente da FAEAC; João Paulo Pereira - presidente em exercício da FIEAC; Mauro Marcello Gomes de Oliveira - superintendente do SENAR - AC; Marcello Moura - presidente da ACISA; vereador Emerson Jarude (eleito deputado estadual no último pleito); e George Pinheiro - presidente do Conselho Deliberativo da CACB.

congress5

Primeiro dia teve duas palestras voltadas para ação do poder público e empreendedorismo. Foto: Ana Souza/SEBRAE

O público participante ultrapassou a marca de 200 pessoas, conferindo também as palestras "Poder Público e Iniciativa Privada - Parceria que dá Certo", de Júlio César Ronconi (ex-prefeito de Rio Negrinho – SC), e "Construído Empresas Felizes e Lucrativas", de Rafael Jaworski, Diretor de Recursos Humanos da PORMADE (empresa do Paraná).

congress6

Presidentes e membros dos sindicatos rurais compareceram aos dois dias de evento. Foto: ASCOM

Foram contabilizados participantes de 16 municípios do Acre, atendidos pelas Federações através do Programa Protagonismo. Os palestrantes que estarão no Congresso são: Júlio César Ronconi, ex-prefeito de Rio Negrinho/SC com a palestra "Poder Público e Iniciativa Privada - Parceria que dá Certo", e Rafael Jaworski, Diretor de Recursos Humanos da PORMADE, com a palestra "Construído Empresas Felizes e Lucrativas".

congress7

Assuero Veronez, presidente da FAEAC. Foto: Ana Souza/SEBRAE

“Queria parabenizar os envolvidos na idealização do projeto, que está dando certo e trazendo resultados positivos. Tudo isso veio como fruto dessa junção de forças, mas estamos aqui reunidos para tratar dos caminhos empresariais. Especificamente sobre o agro, vivemos um momento especial no Acre, de crescimento e descoberta de novas vocações para a agropecuária comercial. Nossa expectativa é positiva também para os próximos anos, e que os participantes de outros municípios levem mais conhecimentos e ideias para suas respectivas associações e sindicatos.” – ASSUERO VERONEZ, presidente da FAEAC

congress9

Mauro Marcello Gomes de Oliveira, superintendente do SENAR - AC. Foto: Ana Souza/SEBRAE

“Ficamos muito felizes de ver que desde a primeira reunião, que tinha menos de dez pessoas, está crescendo e se fortificando. Ao incentivar o empreendedorismo, também incentivamos o associativismo e o crescimento do agronegócio acreano por muitos caminhos que antes não seriam possíveis.” – MAURO MARCELLO GOMES DE OLIVEIRA, superintendente do SENAR – AC

“Estamos batalhando nessa parceria das federações com o nosso parceiro central, que é o SEBRAE. Três atividades diferentes: associações comerciais, sindicatos rurais, e os sindicatos da indústria, todos reunidos para trabalhar arduamente em inovação e integração estadual com todos os mais de 200 participantes do evento.” – RUBENIR GUERRA, presidente da Federacre

congress8

Mais de 200 participantes prestigiaram os dois dias de evento em Rio Branco. Foto: Ana Souza/SEBRAE

SOBRE O PROGRAMA: O Programa Protagonismo Rural é um projeto do SEBRAE/Acre que tem por objetivo auxiliar as instituições representativas do setor produtivo da indústria, comércio e setor rural no fortalecimento de suas missões institucionais. Neste contexto, o Protagonismo Rural tem como missão auxiliar o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – AC) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC) na organização das bases, entrega de melhores serviços aos produtores rurais, e efetivação de políticas públicas que facilitem a vida dos homens e mulheres no campo.

Matérias Relacionadas