Logo CNA

GT Econômico e Comissão de Assuntos Fundiários da CNA debatem ITR e ITCMD
Whats App Image 2022 09 30 at 15 38 10

Reunião conjunta foi realizada nesta semana

30 de setembro 2022
Por CNA

Brasília (30/09/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou nesta semana uma reunião conjunta do GT Econômico e da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários para discutir questões tributárias.

Na abertura do encontro, o presidente da Comissão e da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, afirmou que o debate sobre a pauta tributária é fundamental para o setor agropecuário.

A principal pauta da reunião foi a apresentação do estudo “ITR – Mudanças nos Valores de Terra Nuas (VTN´s) municipais em 2022”. No documento, a CNA compara os valores declarados neste ano pelas prefeituras no Sistema de Preços de Terras (SIPT) da Receita Federal, que servem de base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

O coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, destacou que o produtor rural precisa elaborar seu próprio Laudo Técnico de Avaliação para que seja feito o cálculo correto do VTN da propriedade.

Durante a reunião também foi discutida a incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre propriedades rurais. Renato apresentou a tabela com as alíquotas aplicáveis nos estados brasileiros e comparou com a aplicação de tributação sobre heranças e doações em diferentes países.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas