Logo CNA

GT Econômico da CNA discute Reforma Tributária, Custo Brasil e cenário econômico para 2023
Gt economico

Reunião aconteceu na quarta (10)

11 de maio 2023
Por CNA

Brasília (11/05/2023) – O Grupo de Trabalho Econômico da CNA abordou em reunião, na quarta (10), a reforma tributária e os impactos para o agro, o plano de redução do Custo Brasil e o cenário econômico para 2023.

O coordenador do Núcleo Econômico da confederação, Renato Conchon, afirmou que a CNA tem subsidiado o Congresso Nacional com estudos técnicos e econômicos para que a proposta de reforma tributária que for aprovada não onere o setor agropecuário e nem prejudique a população com o aumento nos preços dos alimentos e gere pressão inflacionária.

“Somos sim favoráveis a uma reforma tributária, mas o Governo Federal não apresenta números sobre questões essenciais, como o possível cashback (devolução de imposto para famílias mais pobres), não sabemos o número de inscritos, o valor que cada um terá direito, os mecanismos de devolução, em que tempo será devolvido, e o principal, o total de recursos que o Tesouro Nacional vai precisar devolver”, afirmou Conchon.

O chefe da Assessoria de Relações Institucionais da CNA, Nilson Leitão, falou sobre o andamento das discussões sobre a proposta na Câmara.

Outro item da pauta foi a consulta pública do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para a construção do Plano de Redução do Custo Brasil 2023/2026 e as contribuições do Sistema CNA/Senar.

A assessora técnica do Núcleo Econômico, Isabel Mendes de Faria, explicou que o Custo Brasil representa o conjunto das dificuldades estruturais, trabalhistas, burocráticas e econômicas que influenciam negativamente o ambiente de negócios, atrapalhando a competitividade do setor produtivo e o crescimento do país.

A CNA compilou contribuições para a consulta pública e irá encaminhar para as federações analisarem as propostas e fazerem novas considerações para envio ao ministério até o dia 30 de maio.

O GT também discutiu o cenário econômico para 2023 com a economista-chefe para Brasil e Argentina da Bloomberg Brasil, Adriana Dupita.

De acordo com a economista, a pandemia e a guerra Rússia/Ucrânia influenciaram a economia, mas “estamos vivendo uma desinflação global” com a retomada do crescimento mundial, com destaque para a China.

Lucas Martins de Araújo, assessor técnico do Núcleo de Inteligência de Mercado, falou sobre o sistema painel que divulga informações da CNA. A intenção é expandir a iniciativa para federações e sindicatos rurais.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação