Logo CNA

Minas Gerais

Governo de Minas busca parceria com o SENAR MINAS para atender municípios rurais vulneráveis

10 de fevereiro 2020

Por: SENAR MINAS

Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) do governo mineiro vieram à sede do Sistema Faemg / Senar Minas nesta segunda-feira (27) apresentar o Programa Estratégico Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia, iniciativa que busca reduzir as múltiplas formas de vulnerabilidade social em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Eles foram recebidos pelo superintendente do Senar Minas , Christiano Nascif, e pelos coordenadores de Promoção Social (PS), José Belas, e de Formação Profissional Rural (FPR), Luiz Ronilson Paiva.

O Governo do Estado buscou o Senar Minas como parceiro na proposta porque vários destes municípios, conforme o subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese, Raphael Vasconcelos Amaral Rodrigues, são majoritariamente rurais. “A atuação do Senar vai totalmente ao encontro do que queremos fazer, que é assistência técnica, melhoria de produção, criar canais de comercialização. O Senar tem expertise nisso, uma grande experiência em capacitação técnica rural, no auxílio ao pequeno produtor. Nossa ideia da parceria é justamente fazer essa convergência de esforços”.

Para o superintendente Christiano Nascif, a parceria reforça o compromisso do Sistema Faemg / Senar Minas no âmbito social, ao atingir as famílias com maior vulnerabilidade socioeconômica. “Com isso, o Sistema exerce seu papel de transformar realidades sociais”, resume o gestor. Nascif adianta que o próximo passo é uma reunião entre Sedese e equipes técnicas das coordenadorias de FPR e PS do Senar para conhecimento das demandas e ofertas de treinamentos para criação de uma agenda de trabalho.

Reunião entre SENAR MINAS e SEDESE - Governo de Minas - Belo Horizonte

A partir da esquerda, em sentido horário: José Belas, Luiz Ronilson Paiva, Christiano Nascif, Lídia Botelho, Henrique Carvalho, Matheus Nascimento e Raphael Rodrigues

A equipe da Sedese presente à reunião também contou com a assessora de Captação de recursos e parcerias, Lídia Botelho; o superintendente de Integração e segurança alimentar e nutricional, Henrique Oliveira Carvalho, e o diretor de Geração de renda e economia solidária, Matheus Nascimento.

Programa Estratégico Percursos Gerais

O programa, principal ação da Sedese no momento, é uma ação intersetorial desse governo. Em 2019 foi a fase de planejamento e diagnóstico, com execução este ano. O diagnóstico detectou que 73 municípios das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais têm o IDH baixo. Raphael Rodrigues explica que o programa começou com a atuar com 16 cidades, mas pretende atingir os 73 ao longo de três anos.

O programa prevê ações integradas em direitos humanos, assistência social, trabalho e emprego, habitação, segurança alimentar e políticas sobre uso de drogas, assim como ações intersetoriais envolvendo saúde, educação e segurança, conforme a demanda de cada município.

Matérias Relacionadas