ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Minas Gerais

Governo de Minas busca parceria com o SENAR MINAS para atender municípios rurais vulneráveis

10 de fevereiro 2020
Por Senar

Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) do governo mineiro vieram à sede do  Sistema Faemg / Senar Minas  nesta segunda-feira (27) apresentar o Programa Estratégico Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia, iniciativa que busca reduzir as múltiplas formas de vulnerabilidade social em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Eles foram recebidos pelo superintendente do  Senar Minas , Christiano Nascif, e pelos coordenadores de Promoção Social (PS), José Belas, e de Formação Profissional Rural (FPR), Luiz Ronilson Paiva.

O Governo do Estado buscou o  Senar Minas  como parceiro na proposta porque vários destes municípios, conforme o subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese, Raphael Vasconcelos Amaral Rodrigues, são majoritariamente rurais. “A atuação do  Senar  vai totalmente ao encontro do que queremos fazer, que é assistência técnica, melhoria de produção, criar canais de comercialização. O  Senar  tem expertise nisso, uma grande experiência em capacitação técnica rural, no auxílio ao pequeno produtor. Nossa ideia da parceria é justamente fazer essa convergência de esforços”.

Para o superintendente Christiano Nascif, a parceria reforça o compromisso do  Sistema Faemg / Senar Minas  no âmbito social, ao atingir as famílias com maior vulnerabilidade socioeconômica. “Com isso, o Sistema exerce seu papel de transformar realidades sociais”, resume o gestor. Nascif adianta que o próximo passo é uma reunião entre Sedese e equipes técnicas das coordenadorias de FPR e PS do  Senar  para conhecimento das demandas e ofertas de treinamentos para criação de uma agenda de trabalho.