Logo CNA

Santa Catarina

Gado de corte: produtores de Correia Pinto fortalecem propriedades com a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/SC
CNA IMAGEM PRINCIPAL2

Iniciativa também marcou o início de uma nova turma com o mesmo foco que atenderá produtores rurais do município.

29 de março 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Mais uma turma do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Bovinocultura de Corte encerrou com êxito, em Santa Catarina. Os produtores, de Correia Pinto, na serra catarinense, participaram recentemente de encontro para avaliação de resultados. A iniciativa também marcou o início de uma nova turma com o mesmo foco que atenderá produtores rurais do município.

A ATeG é desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc) e, em Correia Pinto, conta com a parceria do Sindicato Rural do município.

O evento contou com a presença da presidente do Sindicato Rural, Juceli Beatriz Mesquita Batista , do técnico de campo da ATeG, Gabriel Muniz de Oliveira , do supervisor técnico da ATeG, Celio Souza, e da supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton.

Stephanye avaliou de forma positiva a participação dos produtores no programa ao destacar que foi essencial para o fortalecimento das propriedades rurais com uma gestão mais eficiente, técnicas mais avançadas e o implemento de diversas inovações em todo o processo produtivo. “Agora, o nosso desafio é fazer um bom trabalho com o grupo que está iniciando e, com isso, contribuir para o desenvolvimento da pecuária de corte no município e em toda a região”.

ATEG PECUÁRIA DE CORTE EM SC

A coordenadora da ATeG SC, Paula Coimbra Nunes , explicou que o programa é direcionado aos produtores que queiram aperfeiçoar a atividade produtiva rural. “Em dois anos de acompanhamento eles aprimoram as técnicas e o gerenciamento da propriedade, o que possibilita tornar a produção mais eficiente e lucrativa”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacou que o programa oportuniza ao produtor explorar novas estratégias para fortalecer seus negócios. “Com a ATeG os produtores recebem assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção, mensalmente, e isso vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras das famílias, para o aumento dos índices de produção, para o implemento de várias inovações nos negócios”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , ressaltou os expressivos resultados, tanto em números quanto em desempenho nas propriedades. Segundo ele, desde que foi criado em 2016, o programa atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses. “Neste ano, 1.600 produtores fazem parte dos 56 grupos que temos no estado. É uma satisfação observar que tantas pessoas estão aproveitando essa oportunidade tão valiosa para profissionalizar ainda mais sua propriedade”.

Matérias Relacionadas